Estratégias para vacinação não tiveram alto impacto na comunidade
Duas estratégias realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde para promover a multivacinação não alcançaram as metas estabelecidas. Durante todo o sábado (21) as unidades de saúde permaneceram abertas pela manhã e parte da tarde, mas pouco mais de 2 mil doses foram ministradas. No drive thru, realizado na sede da Vigilância em Saúde, apenas 50 doses foram distribuídas a crianças de 1 a 4 anos.
A cobertura contra a poliomielite continua abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, mas já houve avanços, chegando a 63,8%. Crianças de 1 a 4 anos na cidade somam uma população de 15.973. Dessas, 10.196 já foram imunizadas.
“Vamos manter o foco na pólio, pois temos uma meta a ser atingida, e muitas crianças ainda não foram imunizadas”, adiantou a coordenadora da campanha de vacinação, Adriana Izuka.
A procura nas unidades de saúde, pelo restante das vacinas do calendário, foi menor que o esperado, mas vem avançando com as ações desenvolvidas. “Entendemos que o período de pandemia é bastante delicado, mas queremos lembrar os pais que a atualização da carteirinha de vacinação é fundamental para mantermos algumas doenças sob controle”.
As vacinas continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde. “Queremos reforçar a importância dessa dose extra contra a pólio (gotinhas) para as crianças, mas também alertar os adultos (20 a 49 anos) para que façam a dose contra o sarampo”.
A orientação é para que os usuários busquem suas unidades de referência, com documentação e carteirinha de vacina, sempre utilizando máscara e optando pelo distanciamento.