As redes sociais da internet tiveram um papel fundamental na eleição para a Câmara Municipal mais difícil da história de Foz do Iguaçu. A avaliação é da vereadora reeleita Anice Nagib Gazzaoui (PL), abrindo a série de entrevistas do GDia, com os parlamentares que irão assumir em 1º de janeiro de 2021. De acordo com ela, o conhecimento acumulado nos mandatos anteriores contribuiu para seu desempenho nas urnas.
Natural de Telêmaco Borba (PR), Anice Gazzaoui é advogada e recebeu, no dia 15 de novembro, 1.394 votos para exercer o terceiro mandato consecutivo na Câmara de Foz do Iguaçu. “A campanha para vereador, na minha opinião, é uma das mais difíceis que tem e é a terceira vez que me candidato, com três resultados positivos e faço uma avaliação de que essa foi a mais difícil de todas”, disse.
As dificuldades não foram apenas para ela, mas para todos porque houve muitas mudanças no cenário político, afirma. “Um deles foi o maior número de candidatos na história do município (aproximadamente 360 postulantes a vereador). Com o fim das coligações, esses números aumentaram consideravelmente, quase dobraram”, disse.
O momento de pandemia Covid-19 também refletiu em mais dificuldades. “A campanha corpo a corpo, de rua, foi mais difícil, muitas pessoas acabavam nem aceitando visitas, reuniões, até para evitar aglomerações, por conta da questão eleitoral”.
Se sobraram dificuldades, Anice disse que os candidatos contaram com um grande aliado: a internet. “Vimos que as redes sociais trabalharam muito, fizeram a diferença na campanha de muitos candidatos e principalmente na eleição dos mesmos. Acredito que as mídias sociais foram essenciais e foi sim de longe, o pleito mais difícil que Foz do Iguaçu já passou”.
Conhecimento
Anice acredita que a experiência e o conhecimento acumulado nos primeiros mandatos ajudaram muito na eleição. “Foi uma campanha difícil, mas nosso histórico político nos ajudou muito, principalmente o que já fiz na Câmara (projetos, indicações, requerimentos, lutas, bandeiras). Quem conhece, sabe que a vereadora Anice é uma mulher que luta de verdade pela população e meu conhecimento técnico por ser uma advogada ajudou muito também”.
Se a internet ajudou, é das redes sociais que veio a principal dificuldade na reeleição. De acordo com Anice, o que prejudicou a campanha foram “as fake news”. Por que as fake news?, indagou. “Porque tive também um processo que respondi em 2016 e nesse processo acabei sendo julgada pela opinião pública e pelos juízes de Facebook”.
“Agora consegui nas urnas provar o quanto trabalhamos e lutamos e o quanto fui injustiçada. A Justiça me reconduziu, em 2019, ao meu mandato e agora a população de Foz do Iguaçu me reconduz ao meu mandato a partir de 2021”, desabafou.
Pleito diferente
A primeira eleição sem coligações proporcionais foi classificada como diferente e atípica por Anice. “Acredito que o discurso da renovação foi muito forte. A própria bandeira dos partidos que usaram esse slogan também acabou pegando bastante e a população acabou aceitando esse discurso. Então, acredito ter sido um dos fatores determinantes também”, ponderou.
Parceira dos bons projetos
Anice disse que a população de Foz pode esperar dela um mandato consciente, aguerrido para defender os munícipes. “Um mandato onde estaremos sim, lutando por cada um, cada bandeira, principalmente a saúde, o turismo e a retomada da economia do município”.
Em relação ao prefeito Chico Brasileiro (PSD), ela lembrou que seu partido integrou a coligação vencedora. “Tive oportunidade de ver o quanto ele trabalhou nesse mandato que se finda, o quanto foi feito e tenho certeza que ele fará um bom mandato. Em relação a esse mandato do Chico que está por vir, é que serei parceira para tudo que for bom para Foz, sem esquecer que o meu papel é legislar e fiscalizar”.
Por: GDia
https://youtu.be/r18kTp6a3RA