O apoio aos pequenos e micros empresários será uma das bandeiras de Adnan El Sayed (PSD) em seu primeiro mandato na Câmara de Foz do Iguaçu. Em entrevista ao GDia, o vereador eleito disse que vai defender o juro zero para Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenas e médias empresas na área industrial. Ele defende quatro assessores por gabinete, que de fato trabalhem em favor da população.
Natural de São Paulo (SP), Adnan tem 37 anos, é casado, mestre em Economia e professor universitário, atua como empresário e recebeu 1.920 votos em 15 de novembro. Sobre a eleição deste ano, disse que foi um pleito atípico em função do grande número de candidatos (aproximadamente 360) com menor concentração de votos e a renovação dos eleitos.
“As mídias sociais foram importantes, mas não decisivas ainda”, disse. De acordo com ele, as pessoas estão cansadas de uma política que não debate intensamente o interesse público em primeiro lugar. “Estou animado com a possibilidade de poder trabalhar pela cidade e mostrar que é possível fazer política de forma comprometida, transparente e participativa”.
Sobre o caminho para chegar ao primeiro mandato, Adnan listou três fatores que contribuíram. “A primeira é que faço parte de uma comunidade que tem um peso político eleitoral, em termos de número de votos e a minha inserção dentro da minha comunidade é boa. Então me permitiu pelo menos 50% dos votos”.
Em segundo e terceiro lugares estão o fato de ele ter um trabalho anterior a campanha com projetos sociais e fortalecimento de lideranças nas comunidades e nos bairros. “Isso permitiu que na campanha a gente tivesse fácil acesso as pessoas e pudesse conversar olho no olho”. Por fim, que a população está cansada de uma política que não as representa e buscou a renovação.
Comprometimento
As novas regras eleitorais (este ano, as coligações proporcionais foram extintas) contribuíram para a renovação na Câmara de Foz (de 15 vereadores, apenas dois se reelegeram). “Acho que essa renovação é uma mensagem da população e o que vai representar em termos de resultado vai depender muito de como esses vereadores vão se comportar esses quatro anos”, disse.
Os que entraram, afirma Adnan, terão que estar comprometidos dentro dessa renovação, de fazer uma política transparente que não mede esforços para contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico da cidade. É preciso que todos entendam a necessidade de atuarem em conjunto para garantir as mudanças que a população espera. “Vai depender muito de como esses atores vão se organizar e articular”, disse.
Expectativa
A população pode esperar um mandato incansável na busca de servir ao povo, das melhores alternativas no desenvolvimento econômico e ampliar oportunidades na educação, cultura e esporte. O vereador eleito vai trabalhar na questão das crianças, jovens e adolescentes e monitorar cada servidor público municipal, “desde os postos de saúde, até as grandes decisões de cada secretaria”.
“Além disso, também podem esperar um mandato participativo. Esse é um dos grandes compromissos meus que vou manter até o final, porque faz parte do meu princípio”. O vereador tem que estar conectado com as bases, com as comunidades para poder entender as suas demandas e leva-las ao poder público, afirma.
Sobre o governo Chico Brasileiro (PSD), Adnan lembra que defendeu o voto no prefeito. “Acredito que é necessário mais quatro anos para completar o seu ciclo e dar continuidade no trabalho que já começou, que é excelente. No entanto, falta muito a ser feito, mas estou com uma boa expectativa em relação a esse governo”.
Por: GDia