Durante a 15ª edição do Festival das Cataratas, de 2 a 4 de dezembro em Foz do Iguaçu, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, mostrou-se otimista quanto ao trabalho integrado que a cidade vem promovendo em prol da retomada segura do turismo.
Parte desse otimismo do secretário é justificada pelas obras estruturantes que estão em andamento com o envolvimento dos governos estadual e federal, além da Itaipu Binacional. Entre elas, a duplicação da Rodovia das Cataratas – um dos mais importantes corredores turísticos da região –, a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
“Faz parte de uma visão estratégica do Governo do Estado ter esta grande parceria com a Itaipu. Por sinal, o governo federal acertou em cheio na hora de escolher o general Joaquim Silva e Luna para ser o diretor-geral brasileiro da Itaipu. Ele rapidamente captou aquilo que a região e o Paraná precisam”, destaca o secretário, citando a importância do investimento em infraestruturas que possam proporcionar um maior conforto aos turistas.
Na visão do secretário, as Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Maravilhas da Natureza, podem ser um grande chamariz para a atração de turistas para outros produtos e serviços da cidade. “Em 2019, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu dois milhões de visitantes. As pessoas perceberam que se puderem levar 3%, 5% deste pessoal para o seu atrativo, terá um grande sucesso. Se eu tivesse dinheiro, investiria em Foz do Iguaçu”, complementa.
Paraná tem feito a “lição de casa”
No estande montado pela Paraná Turismo no Festival das Cataratas, os participantes do evento podem conhecer um pouco mais sobre as 14 regiões turísticas em que o Paraná está dividido, reunindo uma enorme variedade de atrativos, como belezas naturais, um riquíssimo acervo histórico e cultural, assim como alternativas de lazer e gastronomia para os diferentes perfis de turistas.
A participação em feiras como essa é apenas uma das ações promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná. A principal delas talvez foi a de transformar a TV Rádio e Televisão Educativa (RTVE) em um canal para difundir o turismo do estado, a TV Paraná Turismo. A emissora mostra diariamente nossos principais atrativos com alcance nacional, já que o sinal é captado por antenas parabólicas.
Além disso, o portal Viaje Paraná divulga dicas e roteiros de viagens para todos os gostos. Outro foco importante da atual gestão está na área das finanças, com pelo menos 30% dos recursos de divulgação do governo devendo ser investidos na atração de turistas e na criação de mecanismos para fidelizar quem viaja pelo estado. A pasta também procurou fortalecer o corpo técnico da Paraná Turismo. “Isso faz com que possamos oferecer um atendimento especial para cada região e segmento específicos”, completa o secretário.