A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu entrega nesta quarta-feira, 09 de dezembro, às 10h, Título de Cidadão Honorário a Antônio Derseu Cândido de Paula, empresário, contador e advogado. A honraria foi proposta pelo Vereador Celino Fertrin (Podemos). A cerimônia será privativa em virtude da pandemia, mas será transmitida ao vivo pelos canais de Facebook, Youtube e Plenário Online do Legislativo.
Derseu nasceu em 1946, na cidade de Iraí (RS) e se mudou para Foz do Iguaçu em 1975, quando ele e a família deixaram a cidade de Itacorá (distrito que pertencia a São Miguel do Iguaçu). A área foi inundada com a construção da hidrelétrica de Itaipu. Quando chegou a Foz comprou um terreno na Vila Yolanda e construiu a segunda sede do escritório de contabilidade junto com a própria casa.
Enquanto a De Paula se tornava um dos maiores escritórios de contabilidade do Paraná, Derseu se destacava como pessoa e profissional por onde passava. Ele fez parte da primeira turma de Ciências Contábeis da Facisa, atual Unioeste. Universidade na qual foi professor por dez anos e exerceu a coordenação do curso e Chefia de Departamento de Ciências Contábeis. Só deixou de ministrar aulas em 1994 quando voltou ao posto de aluno, dessa vez do curso de Direito da Unifoz.
Na cidade, ele foi um dos fundadores do CTG Charrua e do Clube do Contador. Foi presidente da Associação dos Contabilistas do Extremo Oeste do Paraná, que posteriormente foi transformada em Sincofoz. Fez parte de duas diretores do Sescap, foi fundador e presidente da Uniamérica, formada em 1999 por 84 empresários que investiram com propósito de transformar a cidade. Além disso, Derseu atua em apoio a projetos sociais de esporte e associações de moradores.