No Paraguai, San Cosme y Damián é um destino turístico histórico, científico e natural

WhatsApp
Facebook

O departamento de Itapúa oferece uma proposta variada e atrativa para o turismo doméstico, além de Encarnación. Uma dessas cidades é San Cosme y Damián, um dos destinos turísticos mais procurados do interior do país. 

Na cidade o visitante pode desfrutar de encantadores sítios naturais e históricos. Com dunas paradisíacas e exóticas, a Missão Jesuíta, o Mirante Planetário, as reservas naturais e a praia municipal, entre outros, este distrito é um destino irresistível para os turistas.

Embora hoje seja obrigatório cumprir todos os protocolos de saúde para desfrutar desses locais em meio a uma pandemia, San Cosme y Damián tem uma estatística crescente desde a reabertura do turismo doméstico.

Segundo relatório da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) até o momento na reabertura, San Cosme y Damián recebeu 1.880 turistas até o final de novembro. Do total, 61 pessoas visitaram a cidade em julho, 205 em agosto, 226 em setembro, 635 em outubro e 757 em novembro.

Nesse sentido, um dos locais de maior valor e atração são as dunas de areia, localizadas no meio do poderoso Paraná, declaradas Patrimônio Natural da comunidade de San Cosme y Damián. O local corre o risco de desaparecer, pelo que as autoridades municipais têm pedido ao Governo Nacional que elabore um plano de resgate para a maravilha natural. De uma área de 74 hectares, hoje restam apenas cerca de cinco hectares de montanha de areia.

Além desse recurso, o destino San Cosme é composto pelo Centro de Interpretação Astronômica e Planetário Buenaventura Suárez, as Missões Jesuítas, o Centro Cultural Pindó, a reserva natural e a praia municipal.

A esse respeito, Rolando Barboza, do escritório local da Senatur, destacou que o Mirante Planetário e as Missões Jesuítas junto às dunas são as principais atrações oferecidas pela comunidade.

BELEN STAR

Hoje, o Centro Astronômico Buenaventura Suárez de San Cosme e San Damián testemunhará um acontecimento histórico. É um fenômeno astronômico que será visível após 800 anos, onde será possível observar como Júpiter e Saturno se juntam, para formar uma única estrela que brilhará em uníssono.

A estrela de Belém pode ser vista por todos os moradores, por meio de um esforço conjunto entre a Secretaria Nacional de Turismo e a Associação dos Amadores de Astronomia, que vai transmitir ao vivo pelas redes oficiais do Centro Astronômico Buenaventura Suárez na Missão Jesuíta de San Cosme e San Damián.

Este fenômeno é conhecido como Estrela de Belém ou Natal, assim como as estrelas dos Três Reis Magos, consistindo em um alinhamento formado por Júpiter, Saturno e Vênus.

A última vez que este evento foi vivenciado foi no ano de 1226, durante a Idade Média, e nesta ocasião pode ser observado por aproximadamente 45 minutos.

Por: Última Hora

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *