Cataratas do Iguaçu devem receber 10 mil visitantes no feriado de Natal, 53% a menos do que em 2019

WhatsApp
Facebook
Foto: Christian Rizzi

Turismo é base da economia de Foz do Iguaçu e setor acumula prejuízos econômicos desde março. Com aumento de casos da Covid-19, sindicato afirma que taxa de cancelamento de reservas chega a 20%.

Cerca de 10 mil pessoas devem visitar as Cataratas do Iguaçu neste feriado de Natal, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Apesar do número expressivo em meio à pandemia, a projeção de 2020 é 53% menor do que foi registrado em 2019, quando mais de 21,4 mil visitantes passaram pelo atrativo.

Segundo a empresa responsável pela bilheteria do parque, os números são referentes aos dias 24, 25 e 26 de dezembro. A estimativa para este feriado foi feita com base nos ingressos comprados antecipadamente pela internet.

Outro local procurado pelos turistas é a Usina de Itaipu. A expectativa para o Complexo Turístico é receber 4,6 mil visitantes no feriado, o que representa 34,9% a menos do que em 2019, quando 7,1 mil visitantes foram até a usina.

Importância do turismo

Foz do Iguaçu depende do turismo economicamente e, por isso, o setor tem acumulado prejuízos desde março.

Conforme o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Foz do Iguaçu (Sindetur), Licério Santos, a taxa de cancelamento de reservas para o destino chegou a 20% após a curva de casos de Covid-19 voltar a crescer.

“Do mercado internacional acabou, praticamente zero em termos de recepção de turistas internacionais. O mercado doméstico, que estava começando a aquecer, deu essa retraída por conta do aumento dos casos da Covid-19 no país. A gente está sentindo diretamente essa pandemia. O que nós percebemos é que isso só vai se resolver quando começar a vacinação mesmo.”

Por causa da pandemia, shows tradicionais de fogos no Natal e Ano Novo estão suspensos para evitar aglomerações. O município tem seguido o decreto estadual, que determina toque de recolher das 23h às 5h.

Outro fator que influenciou a procura pelo destino em 2020, conforme representantes do setor, foi o fechamento da Ponte Internacional da Amizade por quase sete meses. A Ponte Tancredo Neves, que faz fronteira com a Argentina, permanece fechada por causa do novo coronavírus.

De acordo com a prefeitura, é difícil estimar o total das perdas financeiras do turismo neste período em Foz do Iguaçu.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até quarta-feira (23), Foz do Iguaçu registrou 17.522 casos confirmados do novo coronavírus e 249 mortes pela Covid-19. A cidade conta com 637 casos ativos da doença.

Rede hoteleira

A ocupação da rede hoteleira Foz do Iguaçu para o Natal deve ser de 42,2% e de 54,3% para o Ano Novo, conforme pesquisa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região (Sindhotéis).

De acordo com o sindicato, os índices estão bem abaixo da previsão para o mesmo período do ano passado, que foram de 66% e 86,3% da ocupação, respectivamente.

A rede hoteleira da cidade é composta por hotéis, pousadas, hostels e resorts, com cerca de 180 estabelecimentos, que oferecem 30 mil leitos. Em abril e maio, esses locais ficaram fechados por causa de decretos municipais.

Conforme a pesquisa do Sindhotéis, 100% das reservas foram feitas por hóspedes brasileiros. A amostragem apontou ainda ocupação maior nos hotéis de quatro e cinco estrelas.

Por: G1

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *