“Novo portal da Câmara agiliza acesso e traz mais transparência”, diz Giacobo

WhatsApp
Facebook

O deputado Fernando Giacobo (PR), disse que o novo portal da Câmara dos Deputados lançado nesta segunda-feira, 28, traz mais agilidade no acesso e aumenta ainda mais a transparência dos atos do legislativo federal. “As mudanças são focadas na interação e no uso pelo cidadão que paga seus impostos e cada vez mais exige maior transparência das atividades dos parlamentares no Congresso Nacional”, disse Giacobo.

“O portal ficou mais simples, de fácil compreensão dos conteúdos, novas ferramentas que incentivam a participação e que melhorou ainda o acesso por celular, tablete e outros tipos de dispositivos móveis”, completou Giacobo. O portal pode ser acessado no www.camara.leg.br.

Houve ainda, segundo informações do legislativo, alterações na estrutura de navegação do portal, que foi simplificada; na home-page, que agora privilegia áreas de interesse do cidadão; nas páginas de transparência e despesas, cujos dados passam a ser exibidos de forma gráfica; e na ferramenta de busca.

Notícias – O usuário poderá contar com recursos como enquetes opinativas, por meio das quais o cidadão poderá dizer o que gosta e o que discorda em uma proposta, dando subsídios reais ao relator; e ficha de tramitação intuitiva, que permite compreender melhor o processo legislativo e o caminho das propostas.

Foram criadas páginas temáticas, que reúnem notícias, transmissões ao vivo, propostas legislativas, estudos da consultoria, enquetes, comissões correlatas, agenda e legislação referentes ao tema. Outras páginas referem-se a conteúdos educativos, como “Entenda o processo Legislativo” e “História e Arquivo”.

Novo formato – Todas as páginas apresentam conteúdo explicativo, seja por meio de interrogações que exibem conceitos que não são de domínio público ou por meio de pequenos vídeos com animações explicativas. A reformulação das páginas será feita em etapas até o final de 2019, quando todo o portal estará disponível no novo formato.

As mudanças foram definidas após várias etapas de estudos e diagnósticos, que compreenderam debates internos sobre os problemas do portal atual. O diagnóstico embasou, ainda, a organização de um concurso, que selecionou duas propostas de cidadãos como contribuição para a reformulação do portal.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *