Até o final do ano, as obras de construção do multimoduto do km 7 de Ciudad del Este ultrapassarão 80% de avanço, anunciaram técnicos da Superintendência de Obras e Desenvolvimento de Itaipu, que financia a obra no valor total de G. 70.098.197.090.
Conforme planejado, foi concluída na semana passada a pavimentação asfáltica de um trecho de 300 metros da avenida Monseñor Rodríguez, no setor sul da obra. Assim como o coletor San Blas, já foi liberado para o tráfego de veículos, agilizando as manobras de conversão nas interligações contíguas.
Ambas as intervenções, que já melhoraram substancialmente o fluxo de veículos na área, fazem parte da segunda etapa de execução do projeto, que inclui também as obras de enchimento das pontes que vão ligar as avenidas do Peru (no setor norte, ou Acaray) e Julio César Riquelme (sul ou segunda-feira).
Paralelamente, continuam as obras de drenagem pluvial, como esgotos e grades para captar água de superfície, paradas de ônibus e tarefas de retrofit do sistema elétrico e de iluminação.
A segunda etapa contempla ainda a execução de passagens subterrâneas nos coletores, rampas de descida, interligações entre as duas avenidas ou faixas ondulantes, passarelas e calçadas de pedestres (já concluídas).
A construção do maior viaduto do país é realizada com o objetivo de dar uma solução definitiva ao histórico engarrafamento que se gerou nos horários de pico desta zona da cidade. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2021, informou Itaipu.
Fonte: La Clave