Ao lado do governador Ratinho Júnior em evento com diretores, líder do governo afirmou que relação com professores será de defesa intransigente da valorização da categoria
Faltando poucos dias para o início do ano letivo nas 2,1 mil escolas estaduais do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) anunciou aos diretores nesta terça-feira (29), as três metas para a área em 2019: colocar PMs da reserva na porta de cada instituição; oferecer três merendas aos alunos; e enviar para intercâmbio no exterior os melhores estudantes do estado.
Ao lado de Ratinho, o líder do governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (PSD), garantiu apoio irrestrito às medidas, por parte dos 40 parlamentares da base aliada.
Ratinho Junior e Bakri participaram do “Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019” no Teatro Guaíra, em Curitiba. O governador afirmou que as escolas terão todas as ferramentas para que a Educação do Paraná seja a melhor do país ao longo dos próximos quatro anos, o que se refletirá no desenvolvimento econômico e social do estado.
“O compromisso de vocês diretores não é comigo − eu sou passageiro no governo −, mas com a profissão de professores que vocês escolheram e com os jovens do Paraná”, disse Ratinho Júnior.
Hussein Bakri destacou o novo momento pelo qual passa o estado, com o fim de indicações políticas para cargos-chave e sem o “velho toma lá, dá cá”. Como exemplo imediato, o líder do governo citou a redução de 28 para 15 secretarias de Estado.
“Vocês, diretores, sabem quem é o presidente da Sanepar? Não? Não sabem porque ele não é um figurão da velha política. O Claudio Stabile é um nome técnico, que tem o respeito do mercado. E assim será feito na Educação, com exames seletivos para a definição dos chefes de Núcleo”, disse Bakri.
O líder do governo deixou claro que irá trabalhará por uma Educação cada vez mais qualificada no Estado. Ele garantiu a valorização de diretores, professores e funcionários de escolas como prioridade na gestão Ratinho Júnior.
“Temos 40 deputados imbuídos desse espírito. Governador, faça as reformas e a economia que o Paraná precisa, com nosso total apoio. A relação da Assembleia com vocês da Educação será sem desgaste nos próximos quatro anos e sempre no sentido de que vocês sejam valorizados”, comprometeu-se o líder do governo.
Metas da gestão
Segundo Ratinho Júnior, já em fevereiro será lançado o projeto “Escola Segura”, por meio do qual policiais militares da reserva farão a segurança na porta e no entorno das escolas. Além disso, está em fase de implantação o reforço na alimentação dos estudantes e o programa “Ganhando o Mundo”, em que professores e alunos terão a experiência de conhecer outros país, como Canadá, Estados Unidos, Espanha.
Os desafios, porém, não param por aí. O Secretário da Educação, Renato Feder, revelou aos diretores os principais objetivos da pasta: atingir o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil no Ensino Médio e nos anos finais em 2021; aumentar o número de alunos na rede estadual; e fazer o professor se sentir um dos profissionais mais valorizados do Paraná.