Foz registrou queda de mais de 60% em crimes de furto e roubo

WhatsApp
Facebook
Foto: Arquivo / GDia

Foz do Iguaçu encerrou o ano de 2020 com uma boa redução no índice geral de criminalidade. Os casos de furto e roubo, por exemplo, tiveram uma queda de 62% em comparação a 2019. Um balanço divulgado pelo 14° Batalhão de Polícia Militar mostra que no ano passado foram registrados 2.532 crimes do tipo, sendo 929 roubos e 1.603 furtos diversos. No ano anterior as equipes atenderam a 3.756 ocorrências, sendo 1.231 relacionadas a assaltos e 2.525 furtos. 

De acordo com o aspirante Gabriel Battesini, da Rocam, os resultados positivos são fruto do trabalho integrado da Polícia Militar com outras equipes de segurança e da cooperação da população, que auxilia com denúncias.  “Nós precisamos ter esse apoio, pois com a ajuda dos moradores, conseguimos resultados melhores”, afirmou.

Outro índice que chama a atenção está relacionado com o combate à venda de drogas. Em 2020, 298 pessoas foram presas pelo crime de tráfico. O número é 7% maior que o registrado em 2019, quando foram contabilizadas 279 prisões. Com estas ações os casos de consumo de entorpecente caíram de 1.524 situações para 1.357 em 2020. 

Relacionado às situações de tráfico está o porte e posse ilegal de armas de fogo. As inúmeras ações de combate ao crime, realizadas pela PM no ano passado, resultaram na apreensão de 304 armas de diversos calibres. O volume saltou 43% em relação a 2019, quando foram recolhidos 212 artefatos do tipo. 

“As polícias não medem esforços para combater o crime, seja no patrulhamento preventivo e ostensivo, seja nas investigações ou até nas elaborações de laudos. Todos atuando em conjunto colaboram para elucidação de crimes e, consequentemente, com a tranquilidade do cidadão”, afirmou a corporação. 

Veículos

O furto de veículos em específico também teve redução de 62% no ano passado. O número passou de 462 casos em 2019 para 175 ocorrências em 2020. As situações de roubos caíram 18%, saindo de 243 casos para 199 no ano passado. A polícia acredita que o fechamento da Ponte da Amizade e o período de isolamento social contribuíram para a redução dos crimes, tendo em vista que boa parte dos automóveis furtados ou roubados em Foz e região acabam sendo levados para o Paraguai, onde são usados em outros crimes. 

Graças a isso, o índice de recuperação de carros roubados ou furtados cresceu em 36% em 2020. Foram 363 veículos resgatados em diversas situações. No ano anterior as equipes conseguiram recuperar apenas 266. 

A atenção na fronteira precisa ser sempre maior que em outras regiões, por isso toda a ajuda é indispensável. A população pode colaborar com o trabalho da PM através de denúncias. As informações podem ser repassadas através do telefone 181 e também pelo aplicativo 190, que está disponível para download nas plataformas Android e IOS.

Por: GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *