As eleições de 15 de novembro do ano passado garantiram uma ampla maioria para o grupo de Chico Brasileiro (PSD) na nova composição da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu. Pelo menos dois terços dos 15 parlamentares eleitos e reeleitos integram a base de apoio do prefeito. A parceria com o legislativo deverá garantir mais facilidades para o executivo aprovar projetos de sua autoria.
Os 15 parlamentares da Câmara de Foz do Iguaçu, para a legislatura de 2021 a 2024, tomaram posse no dia 1º de janeiro de 2021. Após o ato de posse, a sessão foi suspensa para composição da chapa concorrente à mesa diretora, denominada “Todos Por Foz”, que vai comandar a Casa no biênio 2021/2022.
Na cabeça do grupo está Ney Patrício (PSD), que retornou à Casa de Leis após 16 anos e até o início do ano passado integrava o primeiro escalão de Chico Brasileiro. Ele terá como 1º Vice-Presidente Rogério Quadros (PTB) e Carol Dedonatti (PP) como 2º Vice-Presidente. Completam a Mesa Yasmim Hachem (MDB) como 1ª Secretária e Valdir de Souza – Maninho (PSC), como 2º Secretário.
Procedimento
Após a apresentação dos integrantes, foi realizado um minuto de silêncio em respeito e memória das vítimas da covid-19 no Brasil e em todo o mundo. A chapa única foi eleita por 12 votos favoráveis e três votos em branco, dos vereadores Cabo Cassol (Podemos), Dr. Freitas (PSD) e João Morales (DEM).
Os membros da Mesa Diretora assinaram termo de posse. Ney Patrício fez uso da palavra já como Presidente eleito. “Demonstro minha gratidão pelos vereadores que acreditaram em uma chapa vencedora e que vai trabalhar pela cidade. Os desafios são enormes, recursos sempre finitos e necessidades infinitas”, destacou ele.
De acordo com Ney Patrício, 2021 começou com muitos desafios, em especial a situação econômica de Foz do Iguaçu, afetada pela pandemia Covid-19 a partir de março do ano passado. Ele aproveitou o discurso para “um agradecimento especial a cada eleitor que confiou e deu seu voto”.
“Somos eleitos para trabalhar pela cidade toda, é assim que é a casa e creio que vai ser. A sociedade está esperando uma postura diferente, temos de respeitar isso e dar um sinal de resposta. Temos de trabalhar na recuperação econômica da cidade. Precisamos também acreditar que é possível”, completou o novo presidente.
Após o ato de eleição da Mesa Diretora, Ney Patrício assumiu a condução dos trabalhos, dando início a eleição das comissões permanentes da Casa, que ficaram definidas da seguinte forma:
Comissão de Legislação, Justiça e Redação
Rogério Quadros (PTB) – Presidente
Dr.Freitas (PSD) – Vice-Presidente
Anice Gazzaoui (PL) – Membro
Alex Meyer (PP) e Yasmim Hachem (MDB): Suplentes
Comissão de Economia, Finanças e Orçamento
Adnan El Sayed (PSD)– Presidente
Rogério Quadros (PTB) – Vice-Presidente
Membro: Jairo Cardoso (DEM)
Kalito (PSD) e Yasmim Hachem (MDB): Suplentes
Comissão de Obras, Urbanismo, Serviços Públicos, Ecologia e Meio Ambiente
Protetora Carol (PP) – Presidente
Edivaldo Alcântara (PTB)– Vice-Presidente
Kalito (PSD) – Membro
João Morales (DEM) e Galhardo (Republicanos) – Suplentes
Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Assistência Social e Defesa do Cidadão
Maninho (PSC) – Presidente
Yasmim Hachem (MDB) – Vice-Presidente
Cabo Cassol (Podemos) – Membro
Alex Meyer (PP) e Jairo Cardoso (DEM): Suplentes
Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Assuntos Fronteiriços e Segurança Pública
Anice Gazzaoui (PL) – Presidente
João Morales (DEM) – Vice-Presidente
Galhardo (Republicanos) – Membro
Dr.Freitas (PSD) e Kalito (PSD) – Suplentes
Comissão Mista
Rogério Quadros (PTB)- Presidente
Kalito (PSD) – Vice-Presidente
Adnan El Sayed (PP) – Membro
Anice Gazzaoui (PL) – Membro
Maninho (PSC) – Membro
Por: GDia