Encontro teve participação de representantes das forças de segurança e Poder Público para discutir a segurança da região
Os moradores do Jardim Central abriu, na noite de quarta-feira (20), as discussões para a formação do Conselho de Segurança do bairro, em Foz do Iguaçu.
O encontro, organizado pelo vereador Adnan El Sayed, contou com representantes das polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Prefeitura e lideranças sociais.
O Conselho de Segurança vai incentivar e viabilizar o debate de alternativas e melhorias da segurança do bairro, como instalação de câmeras de monitoramento e rondas.
Durante as discussões, os moradores apresentaram demandas como patrulhamento, combate à assaltos, furtos e roubos e sensação de insegurança no bairro.
O Major Adelar Davies, explicou como funciona o atual policiamento da Polícia Militar em Foz do Iguaçu e defendeu a instalação do Conselho de Segurança.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região do Campos do Iguaçu, Raul Correa, falou da experiência na constituição do órgão e forma de atuação junto aos moradores.
“Nós recebemos as demandas dos moradores e vamos pessoalmente até a casa das pessoas para acompanhar as mesmas.”, apontou.
O Secretário de Segurança Público de Foz do Iguaçu, Reginaldo José da Silva, falou da complexidade dos cuidados com a segurança em uma área de fronteira e destacou a importância dos conselhos e associações de moradores.
“Nós precisamos de toda essa força da população para melhorar nossos dados e precisamos que a população confie nas forças policiais.”, afirmou.
Para o vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio, é de extrema importância a elaboração de boletins de ocorrência para melhor o planejamento das ações da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Em relação à Prefeitura, ele falou da esperança de melhorias com o início da imunização contra a Covid-19 e disse que irá se empenhar, mas é preciso apoio da população. “Ajudem o Estado constituindo o Conselho”, pediu.
Também estiveram presentes o presidente da Associação de Moradores do Jardim Central, Faissal Ismail, Presidente da ACIFI e morador do bairro, Abdo Rahmen, José Augusto Vicenzi, Diretor da Guarda Municipal, o líder comunitário do bairro Jardim Dona Fátima, Noel, Cleverson Lauermann, investigador de Polícia Civil e o Capitão André Ribas e o Aspirante Gabriel Battesinne, da PM.
O vereador Adnan El Sayed mediou o debate. Para ele, a instalação do Conselho de Segurança para ajudar a resolver os problemas sobre o tema no bairro.
“Hoje tivemos uma iniciativa nova, de debater a possibilidade da implantação do Conselho de Segurança na bairro e vamos avançar para também incluir a Vila Portes”, explicou, que esteve acompanhado de sua equipe do mandato.
Ainda defendeu ainda a transparência e o diálogo com a população e reforçou sua disposição de atuar em defesa do bairro. “Aqui falamos de segurança pública mas vamos nos encontrar nos próximos dias para falarmos de outras demandas legítimas do bairro.”, pontuou.