Proposta dá nome de Caito Quinta à Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu
O deputado Anibelli Neto (MDB) apresentou terça-feira (5), na Assembleia Legislativa, projeto de lei denominando “Deputado Caito Quintana” a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques.
Quadro histórico do MDB, Caito, que foi deputado por oito legislaturas, faleceu no dia 13 de janeiro.
Anibelli Neto justifica a homenagem destacando que Caito foi um dos políticos paranaenses que mais lutou pela implantação e construção da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu.
Assim – disse, dar o nome do ex-deputado à Usina “é um justo reconhecimento a uma pessoa que sempre lutou e se dedicou em benefício da população paranaense”.
Histórico
Caito Quintana nasceu em Santo Ângelo (RS), mas adotou o Paraná como sua terra. Iniciou na política em 1972 quando foi eleito vereador em Planalto, onde exerceu a presidência da Câmara e da Associação de Vereadores do Sudoeste do Paraná.
Em 1982 foi eleito deputado estadual e foi reeleito sete vezes. Das muitas lutas do parlamentar destacam-se a construção da Ponte Internacional ligando Capanema, no Sudoeste do Paraná, à Argentina e pagamentos de “royalties” ao Paraná, por terras inundadas pela construção da hidrelétrica.
Desde que assumiu seu primeiro mandato, teve uma atuação de destaque na Assembleia Legislativa: foi relator da Constituição do Paraná, em 1989; presidiu a CPI dos Bingos; criou a Comissão Especial do Mercosul, da qual foi também o presidente, além de apresentar inúmeros projetos, proposições e trabalhos em prol dos municípios que representa. Foi também chefe da Casa Civil em dois governos de Roberto Requião.