Câmara de Foz do Iguaçu aprova audiência pública sobre a violência contra a mulher e o feminicídio

WhatsApp
Facebook

Requerimento é da vereadora Anice Gazzaoui; data do evento será definida nos próximos dias

A primeira sessão ordinária da nova legislatura aconteceu na terça-feira (02) e foi marcada por projetos e requerimentos de muita importância para os munícipes de Foz do Iguaçu.

Dentre as proposições, está a de realização de Audiência Pública, aprovada por meio de requerimento apresentado pela vereadora Anice Gazzaoui, líder da bancada feminina na Câmara Municipal. O tema será a violência contra a mulher e o feminicídio. Segundo levantamentos revelados pela vereadora, o Brasil ocupa hoje a 5ª posição no ranking mundial em feminicídio, que é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher.

“Como advogada criminalista, como vereadora, como mulher, como mãe, como esposa, como cidadã, por onde eu vou, acompanho muitos casos de violência. Algumas mais camufladas, outras infelizmente expostas, e nós estamos vivenciando cada dia que passa, as mulheres sendo vítimas das pessoas que deveriam amá-las, as pessoas que principalmente juraram amor” disse Anice. A data da audiência será definida e amplamente divulgada.

Bancada feminina reforça a luta
A vereadora Anice citou ainda a bancada feminina, composta por ela e as vereadoras Yasmin Hachem e protetora Carol Dedonatti, com o intuito de dar voz a todas as mulheres de Foz do Iguaçu. “Os índices apontam números muito elevados, por isso a preocupação em manter a segurança dessas vítimas”, acrescentou.

O vereador Rogério Quadros participou da discussão e falou sobre a construção da Delegacia da Mulher. “Nós sabemos que o atendimento é fundamental nesses casos, e até agora nós não temos notícias sobre a construção da Delegacia e o tempo está passando. Foi feito uma propaganda grande da construção e nós ainda não a temos” completou Rogério.

Anice concordou com a fala do vereador e relembrou um requerimento feito no ano passado, na antiga legislatura, em que propôs que a Delegacia da Mulher oferecesse atendimento 24h, alegando que a maioria das agressões não acontece em horário comercial, por isso a medida é tão necessária.


É muito importante denunciar
O vereador Cabo Cassol também expôs seu apoio à proposta de Anice e relembrou seus dias na linha de frente de combate ao crime, ressaltando a importância da denúncia por parte das mulheres.

“Por experiência própria minha, de linha de frente em combate ao crime, eu percebo que os números reais estão muito além dos efetivamente registrados. Nós temos que trabalhar firmemente para encorajar essas mulheres a levar essas situações às autoridades, aquilo que está acontecendo, seja na violência física, psicológica, qualquer tipo de violência” disse o vereador.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *