O prefeito Chico Brasileiro confirmou, nesta sexta-feira, 25, que Foz do Iguaçu vai integrar o consórcio articulado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para comprar vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19).
A intenção é imunizar toda a população, ressaltou. A cidade, que soma 25.712 infectados e 390 óbitos, vive o pior momento desde o início da pandemia, com lotação acima de 100% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“Estamos entrando no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos”, afirmou Chico Brasileiro, em entrevista ao Jornal da Rádio Cultura. “Já manifestei o interesse de Foz do Iguaçu em participar do consórcio e a ideia é que possamos negociar essas vacinas através desse consórcio”, frisou.
Na avaliação do prefeito, é melhor 100 municípios negociarem uma grande compra de vacinas do que a negociação de um município. “A nossa estratégia é trabalhar em conjunto com os outros municípios”, completou. Chico Brasileiro é vice-presidente da FNP.
A articulação está amparada em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), na última terça-feira (23), que autorizou estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19. A ação julgada foi apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e a decisão foi tomada de forma unânime.
As vacinas eventualmente compradas pelos governos locais precisam ter sido aprovadas, em prazo de 72 horas, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Caso o prazo não seja cumprido, a importação pode ser liberada se houver registro nas agências reguladoras da Europa, dos EUA, do Japão ou da China.
As informações São de GDia