As seis mil doses da remessa extra da vacina contra a Covid-19, reivindicada pelo prefeito Leonaldo Paranhos ao Ministério da Saúde, chegaram na tarde desta quarta-feira (3) em Cascavel. O prefeito Paranhos e o diretor da 10ª Regional da Saúde, João Gabriel Avanci, foram pessoalmente ao aeroporto buscar o imunizante.
O prefeito fez questão de agradecer ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello pela remessa extra e disse que só foi possível justificar a demanda pelos números elevados de casos de covid-19 em Cascavel, que levaram a lotação de 100% dos leitos da cidade, tanto em hospitais públicos quanto privados.
As seis mil doses são extras e não estão incluídas na cota que já estava prevista no Plano Estadual de Imunização para Cascavel.
“Para trazer essa remessa, no momento em que existe uma disputa enorme por vacina, é preciso comprovar o que estamos fazendo. Vou prestar contas rigorosamente sobre o por quê de exigirmos essa vacina. Vou prestar contas ao ministro que estará amanhã em Cascavel para acompanhar o caos que nós estamos vivendo”, afirmou o prefeito.
O diretor da 10ª Regional de Saúde, João Avanci, explica que as vacinas serão entregues ao município oficialmente amanhã, quando o secretário de Saúde Beto Preto e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, estarão em Cascavel.
O envio do imunizante, mesmo que seja uma cota extra, segue o fluxo normal, com o Ministério da Saúde enviando a vacina para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que, por sua vez repassa para a 10ª Regional, antes de chegar à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). “Precisamos dessa nova cota porque a nossa população estão sofrendo muito”, diz Avanci.
Fotos: Silvia Soluszynski/Secom