As Praças Osório e Eufrásio Correia não são as preferidas das famílias curitibanas. A presença de usuários de drogas e moradores de rua costuma afastar as pessoas.
Para tentar dar uma nova cara aos espaços urbanos, a Prefeitura de Curitiba estuda criar ali polos gastronômicos. As informações são de Lucian Pichetti, na CBN Curitiba.
Quem trouxe a ideia foi o Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (Sindiabrabar), como explica o presidente Fabio Aguayo.
A proposta foi apresentada ao prefeito Rafael Greca na última sexta-feira (15). Participaram da reunião arquitetos e donos de estabelecimentos de gastronomia e entretenimento vizinhos às praças.
De acordo com o prefeito, a proposta é implantar atividades culturais semanais. Às quartas-feiras, na Eufrásio Correia e aos sábados na Osório. Para Fábio Aguayo, a inciativa vai revitalizar o Centro da cidade e a dar mais segurança à população que circula pela região.
Segundo o presidente do Sindiabrabar, no entorno da Praça Osório há 28 novos estabelecimentos, entre bares e restaurantes e há mais gente querendo ir para lá.
A proposta do sindicato deve ser encaminhada à avaliação da Secretaria Municipal do Urbanismo e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
AQUI para escutar os áudios da reportagem