A partir de sábado (27), faixa etária de vacinação passa a atender pessoas acima dos 67 anos
O que antes era aflição transformou-se em esperança em poucos segundos. No dia em que completou 88 anos, nesta sexta-feira (26), dona Maria de Paula recebeu como presente a vacina contra o coronavírus. O momento rendeu até coro de parabéns, entoado pela equipe de saúde da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Maria de Paula entrou para o percentual de 10% da população do município que já foi vacinada. Somando a primeira e a segunda dose, já são mais de 25 mil vacinas aplicadas em Foz. Ao todo, o município recebeu 28.476 frascos do imunizante produzido pela Oxford, a AstraZeneca, e a Coronavac, da Sinovac/Instituto Butantan.
A partir de sábado (27) o município avança ainda mais no calendário de vacinação, incluindo pessoas acima dos 67 anos na faixa etária atendida. O município recebe nesta sexta um novo lote com 4.870 doses.
É preciso fazer o cadastro pelo site da Prefeitura (http://bit.ly/vacinacovidFoz) e agendar a data desejada. As unidades básicas de saúde e a Vigilância também farão os cadastros das pessoas que não tenham acesso à internet ou possuem dificuldade no preenchimento de dados. As UBS vão atender das 8h às 17h.
Esperança após a vacinação
Emocionada, dona Maria de Paula procurava palavras para descrever o sentimento de ser vacinada contra a covid-19. “Eu me sinto muito feliz, porque não esperava receber um presente assim no meu aniversário. Quero que todas as pessoas também sintam essa alegria de receber a vacina”, comemorou.
Com a redução para a faixa etária para os 70 anos, a senhora Maria Suzana logo foi logo no primeiro dia tomar a dose e descreveu a sensação como revigorante. A doença levou dois dos familiares de forma precoce, e por isso, define a vacina como essencial para um futuro cenário de superação. “Meu sonho é reunir todo mundo novamente, mas com segurança e protegidos. A vacina vai acabar com esse sofrimento e eu tenho fé de que o mundo vai voltar ao normal”, afirmou.
Para o seu Valdir Andreola, 70, a alegria pela dose recebida também é grande, contudo, não abre mão de manter os cuidados essenciais contra o coronavírus. “Mesmo vacinado, vou seguir me protegendo como antes. Vou me cuidar e quero que todas as pessoas também se cuidem”, pede.
Segunda dose
A imunização completa com a segunda dose já chegou para quase seis mil iguaçuenses, entre eles, a profissional de saúde Ângela Medina. “Diante de tudo o que estamos vendo, estar finalmente imunizada é algo inexplicável. Vi de perto o que esse vírus pode fazer com as pessoas. Então, agora me sinto aliviada, e sigo na torcida para mais colegas também receberem”, disse.
Mais de 4.100 trabalhadores da saúde e 1.485 idosos já receberam as duas doses – dados registrados na quinta-feira (25).
“Tomar a vacina é a melhor e a única maneira comprovada cientificamente de se proteger. Estamos otimistas, pois com as duas últimas remessas que recebemos pudemos vacinar um grande número de idosos. Vamos fazer o possível para que as vacinas continuem chegando com frequência e, assim, possamos imunizar toda a população, o quanto antes”, contou a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo.
As doses estão sendo aplicadas nos seguintes locais:
- Sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda;
- Distrito Nordeste: UBS Sol de Maio,Três Bandeiras e Lagoa Dourada
- Distrito Norte: UBS AKLP, Jardim Curitibano, Porto Belo e Vila C Nova;
- Distrito Leste: UBS Campos do Iguaçu, Morumbi III, Portal da Foz e Jardim São Paulo 2;
- Distrito Oeste: UBS Vila Adriana, Jardim América, Parque Presidente e Maracanã;
- Distrito Sul: Ouro Verde, Profilurb I, Vila Carimã e Padre Monti.