Faleceu no final da noite de sexta-feira (09), Luiz Antônio Leprevost, pai do deputado federal e secretário estadual da Justiça e da Família, Ney Leprevost.
Conhecido como “príncipe dos curitibanos humildes”, Luiz Leprevost faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Graças, em companhia do filho e poeta Luiz Felipe Leprevost.
Abaixo uma homenagem ao pai publicada nas redes sociais por Ney Leprevost e no final a nota de pesar da família Leprevost:
“Homem de caráter firme, honestíssimo, trabalhador e muito humano, deixa viúva Jussara Abrão Leprevost, o grande amor da sua vida.
Advogado, empreendedor, ex diretor do Banestado, da Telepar e da Copel; era respeitado por sua austeridade e querido pela solidariedade que sempre devotou aos mais humildes.
Atualmente, era vice presidente da Associação Comercial do Paraná e membro atuante do movimento Pró Paraná.
Tinha 69 anos de idade. Era pai de 4 filhos: Ney Leprevost Neto, deputado federal e secretário de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná; João Guilherme Leprevost, empresário ; Luiz Felipe Leprevost, escritor e poeta; e Alexandre Leprevost, sócio da rede Temaki de restaurantes, vereador e 1º vice presidente da Câmara Municipal de Curitiba.
Deixa exemplos maravilhosos aos seus 6 netos: João Pedro, Guilherme, Enrico, Gabriela, Giovana e Pedro.
Esta semana, na Boca Maldita, os engraxates contavam a um amigo da família que estavam fazendo correntes de orações por Leprevost. “Ele é um paizão para nós. Ajuda muito os pobres”, disse um deles.
Luiz Antônio, na vida adulta, nunca foi um homem rico. Era muito dedicado ao trabalho. Alternou momentos de altos e baixos na vida profissional. Mas nunca deixou faltar nada para sua família e sempre teve a mão aberta para ajudar os mais necessitados.
Era de família tradicional de Curitiba, filho do ex procurador geral de Justiça e ex prefeito da capital no governo JK, dr. Ney Leprevost e de Stella Surugi Leprevost; tinha orgulho de seus avós e, em especial, do seu bisavô, o capitão Leprevost, ex padre vindo da França que morreu como herói na revolução Federalista.
Também gostava muito da cultura libanesa e italiana de seus outros antepassados. Seu melhor amigo, era seu sogro João Abrão, de 97 anos de idade. Deixa uma legião de amigos. Era querido desde o bairro Santa Felicidade, onde morava, até o Clube Curitibano que frequentava. Muito espiritualizado, era católico e simpático a prática Kardecista da caridade.
Faleceu no mesmo dia em que o príncipe Philip e que o Papa Constantino, o primeiro imperador romano a dar liberdade ao cristianismo. Poucos homens na face da terra exerceram tão fielmente quanto Luiz Antônio Leprevost a prática de amor ao próximo ensinada por Jesus Cristo. Viveu de 1951 e 2021.
Sua passagem para a vida eterna, onde irá receber a alegria infinita proporcionada aos filhos de Deus, não deve ser causa de choro e nem de tristeza, mas de aplausos e gratidão pelos exemplos que deixa. Certamente não será exagero dizer que Luiz Antônio Leprevost era um “príncipe dos curitibanos humildes”.
Rodrigo França, jornalista e amigo da família (Serviço: Devido a pandemia, o velório será restrito somente a família. Pedimos aos amigos que rezem 1 Pai Nosso e 3 Ave Marias pela alma de Luiz Antônio Leprevost. E que eventuais envios de coroas de flores, sejam substituídos por doações ao hospital onco pediátrico Erastinho.)”
Veja abaixo a nota de pesar da família Leprevost:
NOTA DE FALECIMENTO
Com muita tristeza comunicamos que Luiz Antonio Leprevost, filho do Dr. Ney e dona Stella, marido da dona Jussara, pai orgulhoso de quatro filhos, avô coruja de seis netos, faleceu na noite de ontem, sexta-feira, 09 de abril de 2021.
Nos últimos cinco meses, testemunhamos sua luta pela vida, com todas as forças. Mesmo nos momentos mais difíceis, Luiz Antonio encontrou maneiras de exercitar e fazer existir o seu imenso amor pela família.
Temos a certeza de que o afeto verdadeiro que ele sempre distribuiu, a nós e a todos os que com ele conviveram, ajudará a superar este momento de dor.
Estamos cientes de que precisamos seguir adiante e honrar seu exemplo de pai, marido, amigo e cidadão solidário e humano.
Por causa da pandemia, e com o intuito de preservar a saúde de todos os amigos de Luiz Antonio, informamos que o velório será restrito à família.
Agrademos de coração a compreensão e o apoio de vocês.
Estamos certos que nosso amado Luiz Antonio ficaria muito feliz de saber que cada um de seus amigos, para homenagea-lo rezará por sua alma e memória. Estendendo esta homenagem com um gesto de boa ação e solidariedade ao próximo.
Recebam nossa gratidão.
Jussara Abrão Leprevost
Ney Leprevost
João Guilherme Leprevost
Luiz Felipe Leprevost
Alexandre Leprevost
Curitiba
10 de abril de 2021″