Os presidentes Emílio Garrastazu Médici (Brasil) e Alfredo Stroessner (Paraguai) assinaram o Tratado de Itaipu em 1973
O presidente Mario Abdo Benítez, Marito, foi ao Twitter na manhã desta quinta-feira (28), para informar que já definiu quem vai representar o Paraguai nas tratativas para renovar o Tratado de Itaipu.
“A renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu é uma prioridade para o meu governo e tenho o prazer de anunciar que o Dr. Jeffrey D. Sachs será nosso consultor com o objetivo de alcançar um resultado justo para ambas as partes”, disse.
Em seguida, Marito completou a informação: “Agradeço sua generosidade em fazê-lo sem custo para o Paraguai”. Jeffery Sachs é analista e investigador e se oferecem para assessorar em custos do governo do país vizinho.
O Anexo C do Tratado, que completa 50 anos em 2023 e será revisado de forma conjunta entre Brasil e Paraguai, trata da parte financeira do acordo, como o repasse de royalties aos estados e municípios que tiveram áreas alagadas na formação do reservatório.
O Ministério de Minas e Energia brasileiro já iniciou o processo de revisão do Tratado, definindo um grupo que terá 60 dias para propor um plano de trabalho com as etapas para conclusão dos estudos.