O embaixador brasileiro na França, Luis Fernando Serra, deu uma declaração no mínimo à imprensa internacional em Paris, ao falar sobre o turismo e voos internacionais na noite desta terça-feira (13).
“Não dependemos do turismo”, ressaltou o diplomata, destacando que recebemos “apenas 6,5 milhões estrangeiros que visitam o Brasil, um país de beleza extraordinária, enquanto a França recebe 95 milhões de estrangeiros”.
“O peso do turismo”, frisou Serra, que chegou a ser cotado para assumir o Itamaraty no lugar de Ernesto Araújo, “não é enorme”.
O diplomata foi convidado a participar da emissão da BMFTV na noite de terça-feira (13/4), depois de a França anunciar a suspensão de voos ao Brasil.
Serra disse que não considerava a interrupção da ligação aérea como uma sanção, mas foi incisivo em alertar ao apresentador que ele deveria entender que o turismo não representa uma parte significativa da economia nacional.
Siga lendo no Metrópoles
Turismo, segundo o IBGE
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor de turismo responde por 3,71% do PIB do país, e sua dinâmica é composta por diferentes atividades que foram diferentemente afetadas com o isolamento social durante a pandemia Covid-19.
No caso do turismo internacional, o período de recuperação poderá chegar a 18 meses.