O prefeito Chico Brasileiro iniciou, na manhã desta quarta-feira (14) em Curitiba, articulações para viabilizar uma linha de crédito a juro zero específica para todas as atividades relacionadas ao turismo de Foz do Iguaçu. Em audiências programadas pelo líder do Governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, Chico e o presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício, foram recebidos pelo presidente e diretores da Fomento Paraná.
O setor do turismo, principal matriz econômica de Foz do Iguaçu, está sofrendo muito com a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, informou Chico Brasileiro. A agenda incluiu reuniões com o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, com o diretor de Mercado, Vinícius Rocha, e com a diretora Administrativa e Financeira, Mayara Puchalski.
A intenção é lançar um novo programa nos moldes do Foz Juro Zero, criado em agosto do ano passado, que liberou mais de R$ 12 milhões para pequenos empresários, lembra o prefeito. “Fomos até a instituição fazer um relato da situação do município, onde o setor de turismo realmente está sofrendo bastante, uma redução significativa”, disse ao GDia. E ressaltou: “Aliás, bem significativa, dos turistas e os atrativos estão sofrendo e toda cadeia do turismo está sofrendo, tanto restaurantes, guias, motoristas, motoristas de táxi, enfim, toda cadeia do turismo está sofrendo”, comentou o prefeito. O setor envolve mais de 50 atividades econômicas.
Foz Juro Zero
A intenção é buscar uma linha de crédito através da Fomento que possa servir de suporte nesse momento tão difícil. “É claro que tem várias linhas de crédito que a Fomento está trabalhando e o objetivo é a gente recomeçar aquele projeto do ano passado, que pioneiro no Paraná, através de Foz do Iguaçu, que é de juro zero”.
“Então, isso ainda está em tratativas, mas é algo que a gente está buscando retomar e a Fomento ficou de nos dar uma alternativa”, disse Chico Brasileiro. De acordo com ele, o governador Ratinho Júnior tem pedido também esse apoio ao setor de turismo do Paraná. “Aliás, já tem apresentado linhas de crédito para esse setor”.
O prefeito ressaltou ainda o empenho do líder do Governo, Hussein Bakri, que está trabalhando a aprovação pela Assembleia Legislativa. “Ou seja, há uma harmonia no entendimento que é necessário socorrer o turismo com crédito para que o setor possa passar por esse momento difícil”. Isso vai ocorrer após ampliação da vacinação contra a Covid-19 e a retomada da segurança nas viagens a lazer, acredita.
As informações são de GDia