Entidades se unem para defender obras estruturantes na faixa do litoral
A retomada da licitação e a execução da rodovia em Pontal do Paraná, a chamada Faixa de Infraestrutura, representa o início de um novo ciclo de desenvolvimento social e econômico na faixa litorânea do Paraná. É com esta mentalidade, que entidades de classe estão se unindo em torno da campanha que busca uma mobilização no sentido de garantir esta e outras obras essenciais para este processo.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, em 12 de fevereiro, o governo do Paraná a retomar a licitação da nova rodovia. A decisão agradou especialmente aos empresários do litoral e a Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares (Feturismo), que encampou a ação.
O movimento “SOMOS TODOS LITORAL: Sem infraestrutura não tem turismo – #salveolitoral” conta com a participação, até o momento de 16 entidades de classe. Vai lançar neste Carnaval uma ação de outdoors nas Estradas que dão acesso ao Litoral Paranaense.
A ideia é engajar empresários, moradores e turistas no pedido de infraestrutura adequada aos municípios do litoral, garantindo mais segurança, conforto e mobilidade urbana que, aliada as belezas naturais, tornará a região perfeita para novos investimentos. “A função das entidades de classe é fomentar isto”, explicou Fábio Aguayo, vice-presidente de Relações Governamentais e Institucionais da Feturismo.
“Sabemos que é necessário ter um equilíbrio do meio ambiente com estes investimentos. Mas temos também que pensar na dignidade destas pessoas que moram no litoral e estão sofrendo sem emprego, sem perspectiva de ter oportunidade de trabalho, ou até de vida”.
Progresso e meio ambiente
A campanha quer incentivar as pessoas a cobrar isto do Governo do Estado. “Respeitamos os ambientalistas. O movimento busca o progresso, não agredir ou fragilizar o meio ambiente. É preciso bom senso para uma solução digna”, afirmou Aguayo. Não deixar crescer e desenvolver é atrapalhar o crescimento do Paraná e principalmente do litoral. É isto que estamos lutando, afirma.
“Santa Catarina e o Nordeste têm este olhar, por que o Paraná tem que ser diferente?”, indagou o dirigente da Feturismo. Que completou: “Estamos lutando pela melhoria do nosso litoral e especialmente a dignidade humana dos moradores que lá residem”.
Entidades já engajadas no movimento “SOMOS TODOS LITORAL: Sem infraestrutura não tem turismo – #salveolitoral”:
ANIMPO – Associação dos Nativos da Ilha do Mel
ANIME – Associação dos Nativos da Ilha do Mel e Comunidades Tradicionais da Bacia de Paranaguá
ACP – Associação Comercial do Paraná – Câmara Setorial de Gastronomia
ACIAPAR – Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná
ACIG – Associação Comercial e Industrial de Guaratuba
FETURISMO – Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares do Estado do Paraná
SINDICOMBUSTIVEIS – Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lojas de conveniências do Estado do Paraná
SINDIPROM – Sindicato das Empresas Promotoras de Eventos do Estado do Paraná
SINDIABRABAR – Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba
ABRABAR -Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas
SEPEX – Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Estado do Paraná
Grupo Bossa – Projeto Bossa Nova Ilha
CNTUR – Confederação Nacional do Turismo
OMB – Ordem dos Músicos do Brasil
UGT – União Geral dos Trabalhadores
SEAC – Sindicato das Empresas de asseio e Conservação do Estado do Paraná