O Brasil celebra nesta segunda-feira (19 de abril) o Dia do Índio, uma data que deveria ser celebrada o ano todo em homenagem aos habitantes originais do nosso país.
A escolha desta data recorda a realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México.
O evento reuniu líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano com a intenção de zelar pelos seus direitos, costumes e culturas.
Na ocasião foi proposto que os países da América adotassem o dia 19 de abril como o Dia do índio.
Afinal, antes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países que formam este continente eram amplamente povoados por grandes nações indígenas.
Com o passar dos anos, décadas e séculos e o avanço da colonização, muitas tribos foram totalmente dizimadas e grande parte da sua cultura esquecida.
No Brasil, a data foi oficializada através do Decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, e tem como meta mostrar à população o quanto o povo indígena contribuiu para a sua formação.
Em nível internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), para conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.
Em períodos normais (este é o segundo Dia do Índio celebrado durante a pandemia do novo Coronavírus – Covid-19), escolas e instituições culturais e de ensino incentivam crianças e jovens a conhecer as diferentes práticas culturais das etnias indígenas.
A intenção é valorizar os índios que são constantes vítimas de preconceito.
O Cabeza News deseja aos indígenas um feliz Dia do Índio!