Comerciantes na Ciudad del Este informam poucas vendas, apesar dos números oficiais do BC do Paraguai

WhatsApp
Facebook

De acordo com os dados de Comércio Exterior do Banco Central do Paraguai (BCP), as importações em regime de turismo cresceram 10,4% em março, o que também teve um aumento significativo no que diz respeito às reexportações.

É importante lembrar que ambos os indicadores estão relacionados à dinâmica do comércio fronteiriço, ressalta o Ultima Hora. O regime de turismo refere-se à importação de determinados bens para comercialização a pessoas físicas não domiciliadas no país; ou seja, forma a base para o que o BCP inclui no registro como produtos reexportados (ou revendidos).

Nesse sentido, vale ressaltar que as estatísticas oficiais revelam que as reexportações têm progredido com trajetória ascendente nos últimos meses, apesar de ainda se verificarem números negativos. No acumulado até março de 2021, a variação interanual atinge uma contração de 22,3%, abaixo dos 44,3% registrados no primeiro mês deste ano.

Efeito Base – A expectativa dos técnicos do Banco Central é que nos próximos meses deste ano continue sendo observada tendência de alta no comércio fronteiriço; No entanto, também reconhecem que os números positivos dos indicadores são favorecidos por um efeito de base, dado o início do confinamento devido à pandemia Covid-19 a partir da segunda quinzena de março de 2020.

Continue lendo no Ultima Hora

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *