O Dia Internacional do Jazz é celebrado a 30 de abril desde 2012. A iniciativa foi tomada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para promover e destacar o papel do Jazz na união das pessoas e de suas culturas. É uma música sem preconceitos, livre, aberta a novas interpretações e novas contribuições.
A comemoração tem como objetivo lembrar a importância deste gênero musical e o seu tributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz é um estilo musical que apela à criatividade e à improvisação e está associado à luta pela liberdade.
Origem do Jazz
O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX.
New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Acredita-se que a palavra jazz advém da gíria norte-americana.
Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie são alguns dos grandes nomes do jazz.
Jazz em Portugal
O jazz não tem grande tradição em Portugal. Alguns dos nomes conhecidos do jazz português são Carlos Barreto, Carlos Bica, Joana Rios, Luísa Sobral, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Rão Kyao, André Matos.