Conselho Municipal de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu tem novos conselheiros e diretoria

WhatsApp
Facebook

Na última quarta-feira (04) foram empossados os novos integrantes e eleita a diretoria do biênio 2021/2022

Nesta quarta-feira (04) foram empossados os novos conselheiros e foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAFI) de Foz do Iguaçu, referente ao biênio 2021/2022.

Os gestores do último biênio, presidente Gizele Vosgerau (representante da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu), o vice Marcelo Penayo (da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia) e a primeira secretária Roseli Barquez, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deram as boas-vindas da reunião, realizada de forma virtual em virtude da pandemia.

Eles ressaltaram o importante momento vivenciado em Foz do Iguaçu, de construção participativa das políticas públicas, avanços nos programas ambientais e fortalecimento do Conselho como integrante do sistema de meio ambiente municipal.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ângela Meira, acredita que a participação da sociedade civil na gestão do Conselho é de fundamental importância. “O fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas confirma o papel desse instrumento de poder social, que é o Conselho”, destaca.

O COMAFI fez importantes contribuições em 2020 na elaboração de políticas públicas, como é o caso do Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica, da Política Municipal de Educação Ambiental e da revisão da Política Municipal de Meio Ambiente, que estava desatualizada há mais de 20 anos.

O conselheiro Marcelo Penayo reforçou, no encontro, outros avanços conquistados pela última gestão, como a aprovação do Plano Municipal de Mata Atlântica, que possibilitou a captação de recursos do Euroclima; e a reestruturação do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Também deixou um desafio para a nova gestão: a realização da Conferência Municipal do Meio Ambiente que, segundo ele, “é a instância que amplia os debates e dá mais voz a comunidade na gestão ambiental da nossa sociedade”.

Nova composição

O Conselho foi criado em 1993 e, historicamente, tinha sua presidência direcionada automaticamente ao gestor municipal da pasta de meio ambiente. Em 2019, com a alteração do seu regimento interno, a presidência passa a ter alternância entre gestão governamental e sociedade civil.

A partir da eleição, nesta quarta-feira, a diretoria do COMAFI para o biênio 2021-2022 tem com a seguinte composição:

Presidência:
Presidente: Raby Khalil – ADERE
Vice Presidente: Noely Terezinha Cassini – Associação Internacional Vida Animal
Secretaria Executiva:
1º Secretária: Roseli Barquez Alves de Assis – Secretaria Municipal de Meio Ambiente
2º Secretário: Kleber Gomes Ramirez – ACIFI

Com os novos conselheiros e a nova diretoria empossados, o COMAFI agora segue a agenda de reuniões ordinárias mensais e de reuniões extraordinárias. No próximo encontro estão previstas as apresentações do novo convênio da Coleta Seletiva e da Diretoria de Bem Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *