Os paraguaios Osmar Navarro, 40, e sua esposa Analía Benítez, 36, da cidade de Coronel Bogado, Departamento de Itapúa, há 16 anos buscaram um novo rumo e partiram em viagem ao Japão, do outro lado do planeta.
O casal, personagem de reportagem especial do Ultima Hora, está atualmente na cidade de Takahama, na prefeitura de Aichi, a uma hora da cidade de Nagoya e a 350 quilômetros da capital japonesa, Tóquio.
“Minha esposa é descendente de japoneses, disseram-nos que havia trabalho no Japão, aceitamos e fomos. Fizemos todos os documentos e foi assim que começamos”, disse Osmar Navarro.
Eles começaram trabalhando em uma fábrica de motores de barco e depois em uma fábrica de televisão. Em 2011, eles foram afetados por uma crise econômica devido ao tsunami, então voltaram ao Paraguai por um tempo.
A ideia de fazer faíscas
Um dia decidiram voltar ao Japão e, em uma ocasião, um amigo paraguaio disse-lhes que fizessem chipa para vender, pois antes tinham um negócio na cidade de Coronel Bogado, que tinha o nome de confeitaria Analía.
Porém, não sabiam se o negócio daria certo, mas se animaram e passaram a fazer as chipas com degustação para os colegas da fábrica onde trabalhavam. Eles também venderam em casa. Eles tinham 100 pedidos por dia.
“Meu amigo de infância criou uma página no Facebook para paraguaios no Japão e lá encontrou alguns clientes, chegaram os pedidos e retirei a licença de venda”, lembra.