Governo do Estado atenderá a solicitação feita pelo prefeito Chico Brasileiro em reunião em Curitiba nesta quarta-feira (12)
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, atendeu o pedido feito nesta quarta-feira (12) pelo prefeito Chico Brasileiro numa reunião em Curitiba e vai destinar vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer a Foz do Iguaçu. A chefe da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos, também participou do encontro.
A vacina da Pfizer exige refrigeração especial e as primeiras doses foram destinadas somente à capital. No segundo lote, recebido no início da semana, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou a destinação para Londrina, Cascavel e Maringá.
O secretário Beto Preto disse que o governador Ratinho Júnior autorizou a inclusão de Foz do Iguaçu entre as cidades que receberão o próximo lote de vacinas da Pfizer, após a reivindicação do prefeito Chico Brasileiro. A Secretaria de Saúde de Foz já possui estrutura para receber o imunizante.
A solicitação de Chico Brasileiro leva em consideração a realidade do município de Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Paraguai e Argentina, uma vez que embora a população da cidade seja de 258 mil habitantes, possui mais de 424 mil usuários do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais leitos
O prefeito de Foz também levou ao secretário estadual de saúde a preocupação debatida com os demais chefes do Executivo dos municípios que compõem a 9ª Regional em relação à ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da região Macro Oeste, que estão 96% ocupados. Em reunião nesta terça-feira (11), os prefeitos decidiram por medidas restritivas conjuntas para reduzir o número de casos e de internações.