Início dos testes está previsto para esta semana
Jessica Marques, no Diário do Transporte
Um sistema que controla a lotação dos ônibus entra em operação nesta semana na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. O projeto piloto é fruto de uma parceria entre a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e a ACP (Associação Comercial do Paraná).
O sistema, desenvolvido pela startup paulistana Milênio Bus, integra um hardware, aplicativo e software capaz de controlar a lotação nos ônibus, em tempo real. Assim, o objetivo é oferecer maior controle no número de passageiros sentados e em pé nos veículos.
Inicialmente, foi feita a instalação em dois ônibus da empresa TC Araucária. Segundo a ACP, que patrocina o projeto, o sistema também foi oferecido para que a Urbs avalie a implantação em Curitiba.
Como Funciona
Denominado Smartflow, o hardware é capaz de identificar a quantidade de celulares presentes dentro de um veículo de transporte coletivo, em um raio de 15 metros, através de sinais wi-fi e Bluetooth emitidos pelos próprios smartphones dos passageiros.
Ainda de acordo com a ACP, os modelos instalados em Curitiba dispõem também de câmeras para informações mais precisas por meio do processamento de imagens.
Desta forma, com o sistema em uso, um sinal vermelho será aceso caso o ônibus ultrapasse o limite de passageiros permitidos.
“Os sensores transformam os dados em informações úteis para os usuários propiciando a oportunidade de escolha, entre pegar um ônibus lotado e esperar mais um pouco e poder ir até sentado. Além de informar melhor o passageiro sobre a lotação, ao retratar de maneira mais fiel o comportamento da demanda, a tecnologia pode ajudar no melhor planejamento de linhas e dimensionamento da frota, além de possibilitar seccionamentos de linhas ou mesmo prolongamentos mais condizentes com a realidade”, explicou o engenheiro Marcel Ogando, fundador da startup.
Combate à pandemia
Segundo o presidente da ACP, Camilo Turmina, esta é uma medida de apoio da entidade às ações de combate à pandemia da covid-19.
“É uma forma de educar a população quanto ao limite de pessoas, ajudar o sistema público a não transportar um número excessivo de pessoas e por outro lado será um termômetro para a autoridade pública quanto a eficiência de suas medidas restritivas”, disse.
Ônibus Lotados
A lotação nos ônibus da Região Metropolitana de Curitiba vem sendo tema de debate nos últimos meses. Um projeto de lei em tramitação na Câmara prevê que a Prefeitura da capital paranaense possa multar empresas concessionárias do transporte coletivo por ônibus lotados durante a pandemia de covid-19.