Inicialmente a cooperativa deverá contar com aproximadamente 25 famílias agricultoras e 80 na segunda fase
A Cooperativa da Agricultura Familiar de Foz do Iguaçu/COAFFOZ será criada durante a assembleia, que será realizada no próximo dia 20 de maio, com participação de 25 famílias de pequenos agricultores. Logo após a constituição, a cooperativa vai contar um número de 80 novos associados, inclusive pescadores. A sede da Coaffoz vai funcionar na Av. Andradina ao Lado do Banco de Alimentos.
A inciativa da criação da cooperativa, que terá somente agricultores de Foz do Iguaçu, se deu por conta necessidade de aumentar a produção para subsistência das famílias de agricultores. Atualmente a produção é comercializada em programas institucionais do Município PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), mas também precisam ser comercializadas em outros programas, como os do Governo do Estado. “O intuito é alavancar as vendas dos agricultores, que estão passando por dificuldades por causa da pandemia. A agricultura familiar de Foz do Iguaçu recebe pouco incentivo por parte dos governos”, explica Luci Andreghetti dos Santos, uma das organizadoras da cooperativa.
No contexto, a agricultura familiar produz uma capacidade mínima por serem pequenos produtores. Desta forma os agricultores podem centralizar a produção numa cooperativa. Esta por sua vez, fará o volume de comercialização. “Este será intuito da Coaffoz. Além disso, queremos fortalecer a política municipal, visando o aumento de emprego e renda dos pequenos agricultores”, reforça a organizadora. “O Município carece de uma política de médio e longo prazo para fortalecer o setor. Da forma que está, muitos agricultores se veem na situação de abandonar a profissão, indo para subemprego e a miséria”, aponta Luci Andreghetti.
Quem poderá integrar a Coaffoz
Poderão fazer parte da cooperativa, agricultores que estejam habilitados com a DAP – Documento de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar e Cadastrados no CADPRO do Estado.
Tipos de produtos
A maior parte dos produtos serão in natura. Mas tem produção de transformados, como panificação caseira, sucos, geleias, conservas, derivados de leite, embutidos e outros.
Também terá a produção de frutas, legumes, verduras, mandioca e carnes suína, bovina, aves e peixes, além de derivados da apicultura.
O que é agricultura familiar
É um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais e mão de obra é essencialmente do núcleo familiar.
Dados apontam que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar e produzidos zona rural. No Brasil, a agricultura familiar está presente em quase 85% das propriedades rurais e as famílias vivem da venda de produtos que plantam.
A agricultura familiar pode colaborar com a geração de renda e emprego no campo e ainda, pode melhorar o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola.
Este sistema de produção também prioriza práticas tradicionais de cultivo e de baixo impacto ambiental. A agricultura familiar tem sido grande aliada da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental.
De tal modo, ela adota práticas, como o cultivo manual de plantio, uso mínimo ou nenhum de agrotóxico, o que favorece o enriquecimento do solo e a produção de alimentos orgânicos.