Mulheres que deram à luz e gestantes com comorbidades serão vacinadas contra a Covid-19 na quarta-feira (19), em Cascavel, no oeste do paraná, segundo a prefeitura
De acordo com o município, pessoas com 45 anos e doenças preexistentes também serão imunizadas. A imunização nesta fase ocorre de forma escalonada por faixa etária, dos 59 até 18 anos. Veja o cronograma abaixo.
Ambos os grupos serão imunizados das 8h às 12h, nas 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USF).
A campanha teve continuidade após a chegada da vacina norte-americana Pfizer, produzida em parceria com o laboratório alemão BioNTech, segundo a prefeitura.
A Secretaria de Saúde de Cascavel informou que irá priorizar a aplicação da vacina americana por causa do vencimento mais curto, de cinco dias, em relação a AstraZeneca.
Conforme a disponibilidade de doses, o município ampliará a imunização nos próximos dias.
De acordo com a prefeitura, os grupos prioritários da vacina da Influenza e demais doses de rotina serão atendidos durante a tarde, na quarta-feira, nas unidades de saúde.
A secretaria informou ainda que a segunda dose contra a Covid-19 para idosos será aplicada no Centro de Eventos, no sistema drive-thru, a partir de segunda-feira (24). A central de vacinas na Unioeste será desinstalada.
Cronograma
Vacina contra a Covid para 45 anos ou mais com doenças crônicas
Horário: 8h e 12h
Dia: 19 maio
Local: nas UBSs e USFs
Vacina contra a Covid gestantes e puérperas com comorbidades:
Horário: 8h e 12h
Dia: 19 maio
Local: nas UBSs e USFs
Vacina contra a Covid para professores rede municipal, estadual e particular (ensino fundamental)
Dias: até 21 de maio
Local: Centro de Eventos
Horário: 8h e 17h (conforme a disponibilidade de doses).
Comorbidades
Para receber a imunização, os pacientes precisam apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e o laudo médico/prescrição com informações da doença preexistente.
Cascavel segue à risca a orientação do Ministério da Saúde e o grupo das pessoas com comorbidades será vacinado por idade.
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) disponibiliza uma plataforma online para os médicos emitirem a declaração de comorbidades. Essa orientação é necessária para os pacientes com comorbidades atendidos pela rede privada.
Segundo a prefeitura, pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a comorbidade pode ser comprovada pela unidade, mas é recomendável que seja levado o documento que comprove a situação.
As informações são de G1 Globo