Covid-19: Paraguai está entre os piores países em porcentagem de vacinação na América

WhatsApp
Facebook

O Paraguai está posicionado entre os países com pior percentual de vacinação contra Covid-19 na América. Nem mesmo 3% da população é alcançada

O avanço da vacinação contra a Covid-19 nos países da América está em um ritmo desigual. Há governos que estão prestes a imunizar quase 50% de sua população, enquanto outros fazem um processo mais lento devido à escassa disponibilidade de vacinas.

A plataforma Our World in Data (OWID), da Universidade de Oxford (Inglaterra), coloca o Paraguai na quinta posição entre os países com os piores percentuais de todo o continente, com Nicarágua, Guatemala, Venezuela e Honduras.

Por meio de dados estatísticos, ele destacou que a proporção da população do país que recebeu pelo menos uma dose da vacina anti-Covid é de 2,9%.

Na América do Sul, o Paraguai só supera a Venezuela, que tem 1,1% de seus habitantes imunizados. Por outro lado, Chile e Uruguai já avançaram com 48,8% e 42,7% da vacinação de seus habitantes, respectivamente.

Esses são os países com os maiores percentuais de imunização na região e em todo o continente, à frente dos Estados Unidos e Canadá.

Segundo o OWID, 205.769 pessoas já receberam a dose no Paraguai até o dia 17 de maio, das quais 33.815 estão totalmente vacinadas, sendo que a segunda dose representa apenas 0,5% da população.

O Ministério da Saúde Pública realiza a primeira etapa da vacinação contra o coronavírus, que os idosos. Esta semana, começou a imunizar pessoas com 65 anos ou mais.

Mas assim que a campanha de vacinação ganhou impulso, o ministério da saúde anunciou que o último estoque de antígenos disponíveis no país estava praticamente acabando e decidiu suspender a vacinação nos departamentos de San Pedro, Guairá, Caazapá, Paraguarí, Ñeembucú e o presidente Hayes desta quinta-feira.

Até quarta-feira havia um saldo de 26.625 unidades de vacinas disponíveis. Vários postos de vacinação no interior do país até ficaram sem vacinas naquele dia, como em Misiones, Paraguarí e Guairá, onde dezenas de pessoas esperaram em vão.

O Governo garantiu que mais vacinas chegarão ao país neste domingo. São esperadas 100 mil doses do Moderna, do Catar, e 250 mil da Sinopharm, dos Emirados Árabes Unidos, e o mecanismo Covax, por sua vez, prepara 134,4 mil da AstraZeneca.

O Paraguai, que também vive um dos piores momentos da pandemia, recebeu 367,4 mil doses contra o coronavírus, a maior parte obtida por meio de doações.

As informações são de Ultima Hora

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *