Prefeitura reforça monitoramento a moradores com Covid em isolamento social

WhatsApp
Facebook

Grupos de servidores auxiliarão no trabalho de orientação e fiscalização a pessoas infectadas e familiares; objetivo é reduzir a incidência dos casos no município

O trabalho de monitoramento a moradores com Covid-19 que cumprem o isolamento domiciliar ganhará reforço com o apoio de servidores da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Um grupo de 60 pessoas foi convocado para auxiliar na fiscalização e deve iniciar as atividades na próxima semana.

O objetivo é reduzir a incidência de casos da doença e, consequentemente, o número de internações, já que o Hospital Municipal Padre Germano Lauck está com 100% de ocupação de leitos de UTI há quase um mês.

Nesta quinta-feira (27), divididos em dois grupos de 30 pessoas, os servidores participaram de uma reunião com agentes da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil na sede da Fundação Cultural.

“Vamos fazer um trabalho mais presencial para diminuir a incidência do vírus. O objetivo é orientar essas pessoas, principalmente os membros da própria casa, que também devem cumprir o isolamento e muitas vezes não o seguem”, comentou o coordenador da equipe de monitoramento aos casos ativos e suspeitos, André Guedes.

Casa a Casa

Os grupos serão acompanhados por agentes comunitários de saúde, que já realizam este monitoramento por telefone. Eles farão visitas às residências das pessoas diagnosticadas com Covid-19 para verificar o cumprimento do isolamento social, tanto do infectado quanto dos membros da casa.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, a pessoa infectada deve permanecer dez dias em isolamento, a contar do primeiro dia de sintoma. Já os familiares ou membros da residência devem cumprir 14 dias de isolamento, mesmo sem sintomas. O prazo é maior tendo em vista o período em que o vírus pode se manifestar no organismo.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, atualmente 527 pessoas cumprem isolamento domiciliar em Foz do Iguaçu. Mais de 200 notificações já foram encaminhadas ao Ministério Público por descumprimento da medida desde o início da pandemia. Quem desrespeitar o isolamento pode responder por crime contra a saúde pública, com pena de detenção de seis meses a dois anos.

Como funciona?

Ao primeiro sintoma da doença (febre, tosse seca, cansaço, dor de garganta), o morador deve acionar o Plantão Covid para agendar o exame RT-PCR – realizado no Hospital Municipal. Neste momento, o plantão envia ao morador um Termo de Responsabilidade onde são repassadas todas as informações sobre o cumprimento do isolamento domiciliar. Este termo também é disponibilizado por laboratórios particulares que realizam o exame para covid. Até o resultado do exame, e se positivado, o morador deve permanecer em isolamento.

Denúncias sobre o descumprimento do isolamento domiciliar podem ser feitas pelo 199, que encaminhará os dados para a Vigilância Sanitária.

Plantão Covid: (45) 3521-1800 (Whatsaap e ligação) e 0800 645 5655 (ligação gratuita).

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *