Amop sugere a unificação de toque de recolher a prefeitos do Oeste do PR

WhatsApp
Facebook

Diante do aumento no número de casos da covid-19, prefeitos e prefeitas da Amop decidiram pela unificação do horário de toque de recolher para atividades de entretenimento dos municípios associados, ação que tem caráter orientativo, diante da autonomia dos municípios em deliberar a respeito das políticas de combate à pandemia.

A discussão ocorreu nesta sexta-feira (28), durante a 5ª Assembleia Geral Ordinária da Amop, realizada em Cascavel, e comandada pelo presidente da entidade, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e com a participação de mais 40 prefeitos, prefeitas e vices em exercício.

Ficou definido que os municípios estabelecerão como limite o horário das 23h, podendo, a critério de cada um, diminuir para 22h, 21h ou mesmo 20h, conforme a realidade e circunstâncias locais.

O objetivo de as administrações municipais buscarem adotar uma postura conjunta é para que não ocorra o fato de pessoas residentes em cidades vizinhas aproveitarem leis mais flexíveis para viajar e buscar divertimento fora de seu município, o que pode causar problemas para ambas.

“Já havíamos definido anteriormente que cada município, conhecendo sua estrutura, número de casos e perfil de cada comércio, pudesse tomar suas decisões. O que estabelecemos foi o teto das 23h, tendo como justificativa que horários acima deste limite acabam prejudicando a todos”, disse Paranhos.

Segundo Paranhos, a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) está atuando junto ao Consórcio Conectar, e enviando pleitos ao Ministério da Saúde, para ter mais autonomia nos critérios de vacinação, o que permitiria a vacinação por políticas próprias.

“Estamos vivenciando novamente um momento muito difícil da pandemia, o que nos leva a responsabilidades individuais. Os decretos emitidos pelos governos federal, estadual e municipais são recomendações. O mais importante é o decreto da individualidade, do respeito e da responsabilidade, que têm peso muito grande’, destacou Paranhos.

Benfeitores do Oeste: Amop vai homenagear Jair Bolsonaro e Ratinho Junior

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, serão agraciados com uma das maiores honrarias concedidas pela Amop, o título de Benfeitor do Oeste do Paraná.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (28), durante a 5ª Assembleia Geral Ordinária da Amop, realizada em Cascavel, e comandada pelo presidente da entidade, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e com a participação de mais 40 prefeitos, prefeitas e vices em exercício.

Segundo o prefeito de cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos, a homenagem é legítima e uma forma de legitimar a luta destes líderes por uma negociação que garanta menor preço das tarifas, retirada da outorga onerosa e garantia de seguro caucionamento na renovação dos contratos de concessão de rodovias pedagiadas do Paraná.

“Tivemos, recentemente, reuniões importantes com o governador Ratinho Junior, presidente Jair Bolsonaro e ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para tratar do tema, e entendemos que o Oeste foi protagonista em demover as autoridades da ideia inicial do modelo híbrido, que era prejudicial aos interesses do povo”, lembrou Paranhos.

Prêmio AMOP de Jornalismo: “A luta do Oeste por um pedágio mais justo” é tema da 15ª edição

“A luta do Oeste por um pedágio mais justo” é o tema do 15º Prêmio Amop de Jornalismo, evento que será retomado este ano após paralisação em 2020, diante da pandemia da covid-19.

As inscrições e o regulamento estarão disponíveis nos próximos dias e serão divulgadas no site da entidade, o www.amop.org.br, bem como nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Tradicional evento do gênero, o Prêmio Amop de Jornalismo é disputado nas categorias Televisão, Impresso, Rádio, Fotografia e Web, exclusivamente por parte de profissionais de imprensa, com atuação nos 54 municípios da área de abrangência da Amop.

A escolha do tema, por unanimidade de votos, foi feita nesta sexta-feira (28), durante a realização da 5ª Assembleia Geral Ordinária da Amop, comandada pelo prefeito de Cascavel e presidente da entidade, Leonaldo Paranhos.

“Esse assunto vem nos machucando há mais de duas décadas. Estamos muito próximos do fim do atual contrato de concessões e o Oeste tem atuado decisivamente na mudança de paradigmas acerca do assunto”, destacou Paranhos.

Amop pede fortalecimento das estruturas da Adapar

Por sugestão do prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber, e aprovada por unanimidade durante a 5ª Assembleia Geral Ordinária realizada nesta sexta-feira (28), a Amop vai enviar ofício ao governo do Estado do paraná, pedindo o fortalecimento da estrutura da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).

A Adapar promove a saúde animal, a sanidade vegetal, a inocuidade dos alimentos, a conformidade do comércio e uso de insumos agropecuários, o uso adequado do solo agrícola, com responsabilidades compartilhadas entre as partes interessadas, em benefício da sociedade.

Todavia, a instituição carece de melhor estrutura e mais profissionais trabalhando, especialmente em uma região como a Oeste, que mais produz no Estado. “Não faz sentido a Adapar possuir mais colaboradores na capital do Estado do que na nossa região”, entende Marcio Rauber.

A entidade municipalista oestina vai elaborar uma moção de apoio à causa e entregá-la ao secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que está na Amop no dia 17 de junho.

Parceria entre Amop, Sebrae e IDR fortalece políticas públicas

Dois assuntos de ampla relevância para as políticas municipalistas foram discutidos nesta sexta-feira (28), durante a 5ª Assembleia Geral Ordinária da Amop, realizada em Cascavel e comandada pelo prefeito de Cascavel e presidente da entidade, Leonaldo Paranhos.

O primeiro tema foi explanação e apresentação do Susaf – Serviço Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, por parte do Sebrae e IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural).

O Susaf é um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

O segundo tema foi o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. Trata-se de uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios.

A reunião contou com as presenças, entre outros, do segundo vice-presidente da Amop e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e do gerente regional do Sebrae-Paraná Oeste, Augusto Cesar Stein, além de 40 prefeitos, prefeitas e vice-prefeitos da região da Amop.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *