A Itaipu Binacional entregou ao Ministério da Saúde do Paraguai mais um lote de insumos no valor de 40 bilhões de guaranis. O Ministro Júlio Borba destacou a colaboração da Itaipu, que descreveu como uma aliada fundamental para vencer a guerra contra o covid-19.
A entrega foi feita nesta terça-feira no Centro de Visitas Hidrelétricas da Itaipu Binacional, em Hernandarias. O Presidente da República, Mario Abdo Benítez, participou da atividade.
A cooperação que consiste em equipamentos biomédicos e medicamentos para o departamento de Alto Paraná e fortalecimento do sistema nacional de saúde inclui um investimento de 40 bilhões de guaranis.
Durante a cerimônia, o diretor-geral paraguaio de Itaipu, Manuel María Cáceres, disse que ao assumir a presidência da Entidade recebeu instruções para redobrar os esforços de apoio ao sistema de saúde.
Ele argumentou que desde a chegada da pandemia, em março do ano passado, foram destinados mais de 70 milhões de dólares para reforçar as ações promovidas pelo Ministério da Saúde.
“Esses medicamentos e equipamentos, muitos deles serão para a região, servirão para colaborar com esse esforço de prestar o atendimento que as pessoas merecem e enfrentar tudo o que estamos vivenciando”, enfatizou.
Ele também ratificou que a partir de seu papel social, a Itaipu continuará colaborando para a melhoria do atendimento médico nos centros de saúde.
Fortalecer a capacidade de resposta em hospitais
Por sua vez, o Ministro da Saúde Pública agradeceu a cooperação realizada pela Itaipu Binacional, por meio da Fundação Tesai, que proporcionará a capacidade de atendimento do Hospital Integrado de Ciudad del Este, com oito leitos de terapia intensiva.
“Isto dá-nos uma amostra do fortalecimento da resposta com equipamentos biomédicos, medicamentos e fortalecimento do sistema de saúde. Além do Tesai, outro aliado estratégico é o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops)”, acrescentou.
Para continuar lendo: Agència de información Paraguaya