Ações vão monitorar pontos da fronteira e vias utilizadas por contrabandistas e traficantes de armas e drogas
A região da fronteira de Foz do Iguaçu é alvo de duas operações deflagradas no final de semana. O Ministério da Defesa iniciou no domingo (24), a Operação Fronteira Sul I, que vai aumentar o combate aos delitos nas fronteiras do Brasil com a Argentina, Bolívia e Paraguai. No sábado (23), o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) iniciou a Operação Fronteira, que conta com apoio de aeronave da Casa Militar nas ações em solo.
A Operação Fronteira Sul I integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteira, instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016. As ações, que na região de Foz do Iguaçu são coordenadas pelo efetivo da 5ª Brigada de Infantaria Mecanizada Brigada Guarani, de Cascavel, busca o fortalecimento da prevenção do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.
A iniciativa, de acordo com o decreto, consiste em uma atuação integrada e coordenada das Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública, Órgãos de Inteligência e Secretaria da Receita Federal do Brasil. O programa vai integrar e articular ações federais com estados e municípios situados na faixa de fronteira da Argentina, Paraguai e Bolívia.
A a 15ª Brigada vem realizando desde o início do ano, dentro deste contexto, operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbana e fluviais. As ações incluem ainda revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves, e intensificação da fiscalização de produtos controlados.
Embasamento legal
Todas as ações estão amparadas no Artigo 16-A, da Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, informa o comando da Operação. Nesta primeira etapa serão intensificadas as ações de combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, dentro da área de atuação da 15ª Brigada, em coordenação com as demais Forças Armadas e os diversos órgãos de segurança pública e fiscalização Federais.
De acordo com o comando, em nota à imprensa, a Operação Fronteira Sul I quer fortalecer a presença do Estado na região. Os cidadãos que desejarem colaborar tem á disposição um Disque Denúncia pelos telefones 190 ou 0800 258 0001. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.
BPFron utiliza aeronave
em operação na fronteira
Os Policiais Militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) passaram a contar, desde o sábado (23), com a ajuda de uma aeronave da Casa Militar, no combate aos delitos na região da fronteira de Foz do Iguaçu. O equipamento dará cobertura as ações em solo da Operação Fronteira.
Os trabalhos incluem abordagens e fiscalização de veículos nos entornos das cidades distribuídas ao longo do eixo da BR 277. A intenção é coibir principalmente crimes nesta área de abrangência e evitar o transporte de ilícitos.
Durante a operação as abordagens serão realizadas de maneira simultânea entre as viaturas em solo e a aeronave. a mera é fornecer segurança aos usuários da via e aos moradores das cidades da região. A ação não tem data prevista para ser encerrada.