O vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), que utiliza informações da Rede Nacional de Dados em Saúde, alimentadas pelos municípios em tempo real, aponta que Foz do Iguaçu está entre as cinco cidades do Paraná que mais vacinaram contra a covid-19.
Foz recebeu até o momento 130.121 doses das vacinas astrazeneca, coronavac e pfizer. Deste total, foram aplicadas 116.498 doses – 89,53% do montante recebido. A cidade está vacinando os grupos prioritários previstos nos planos nacional e estadual de imunização.
Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação do público-alvo de 50 anos e nesta segunda-feira (14) a faixa etária foi reduzida para 48 anos e mais os 17 grupos prioritários já elencados. Entre grupos prioritários e da população em geral, 89.433 já receberam a primeira dose (D1) enquanto 27.065 completaram o esquema vacinal com as duas doses (D2).
Eficácia
Com média de 70% de eficácia (entre 62% e 90%) contra casos graves da doença, a AstraZeneca, é o imunizante mais aplicado no município com 57.463 aplicações, realidade provável em todos os municípios do Paraná. A eficácia da vacina é traduzida como a capacidade do imunizante em conferir proteção imunológica a um determinado agente, no caso, o vírus SARS-CoV-2.
Comprovadamente, as vacinas utilizadas para evitar os casos graves da covid-19 são eficazes. Nos últimos meses, o monitoramento realizado pela vigilância epidemiológica registrou que em 2020 quase 82% das pessoas em óbito por complicações da covid eram idosos e a última atualização, de junho deste ano, mostra uma redução de 15,1% das mortes em idosos e o aumento de óbitos em pessoas mais jovens.
As informações são de GDia