A Itaipu Binacional ratificou seu compromisso de investir 200 milhões de dólares para cumprir seus compromissos de, melhora da rede energética do Paraguai, de fonte segura e renovável, e permitir o acesso de mais moradores ao serviço.
O objetivo do investimento é atingir as metas estabelecidas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 “Energia Limpa e Acessível”. Ela foi exposta no âmbito do Diálogo de Alto Nível sobre Energia, evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A Binacional é uma das primeiras empresas no mundo a assumir esse tipo de compromisso, em linha com o Acordo de Paris, firmado entre Paraguai e Brasil. O investimento comprometido pela margem direita será destinado ao projeto de fortalecimento da rede elétrica de transmissão, distribuição e comercialização da ANDE, com o objetivo de melhorar a qualidade e confiabilidade do fornecimento aos usuários.
Em detalhe, o plano inclui a aquisição de materiais de distribuição para expansão, melhoria e manutenção de redes elétricas; assistência técnica para fiscalização e fiscalização de obras elétricas; aquisição do novo sistema de gestão comercial; montagem e comissionamento de subestações compactas; e fortalecimento das linhas de transmissão. O prazo de execução da iniciativa é de 60 meses.
As informações são de Agencia de Información Paraguaya.