O bom índice de chuvas na bacia do rio Iguaçu fez a vazão das Cataratas do Iguaçu aumentar nos últimos dias. Na tarde desta quinta-feira (15), aproximadamente 1,4 milhão de litros por segundo desciam as famosas quedas, garantindo o espetáculo das águas no atrativo turístico dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina.
“MUITA ÁGUA!!! A vazão está dando um show nas @cataratasdoiguacu, Maravilha Mundial da Natureza”, anunciou a concessionária Cataratas do Iguaçu SA, em perfis nas redes sociais. “Nesta quinta-feira chuvosa e tranquila, 15 de julho, a vazão é de 1 milhão e 400 mil litros por segundo no maior conjunto de quedas d’água do mundo”, completou a mensagem.
As imagens das Cataratas com vazão próximo ao normal, que é de 1,5 milhão de litros por segundo, rapidamente viralizaram na internet, provocando diferentes reações nos internautas. “É muito lindo principalmente no verão melhor coisa descer ver as cataratas se molhar”, escreveu Luana de Moura.
Um amigo de Luana aproveitou para uma brincadeira: “lembrei da cena do Pica-Pau no barril”, escreveu Leonardo David Müller, em referência a cena protagonizada pelo famoso personagem dos quadrinhos e do cinema.
Já a internauta Silvia Dias escreveu prospectando o futuro e encontro com o espetáculo. “Maravilhoso, meu Deus, será que um dia vou contemplar essa beleza ao vivo”, indagou. “Nossa que saudadesssss desta maravilhosa paisagem”, anotou Lourdinha Abreu Ribeiro. “A natureza é linda”, registrou Carmem Oliveira.
Desde 12 de julho, quase no início da temporada de turismo de inverno, as Cataratas começou a aumentar seu fluxo triplicando-o”, registrou a jornalista Kelly Ferreira, editora do portal argentino LaVozDeCataratas. “A chuva amenizou as bacias hidrográficas, neste final de semana as Cataratas do Iguaçu ganharam novo impulso devido às chuvas registradas nos últimos dias”, completou.
De acordo com os institutos de monitoramento hidrológico, as chuvas devem continuar nos próximos dias em Curitiba e outras regiões de abrangência da bacia hidrográfica do rio Iguaçu. O volume de água ainda está longe de amenizar a longa estiagem que afeta praticamente todo o Paraná e diversos estados do país.
As informações são de GDia.