Data será marcada com uma live especial com transmissão simultânea pelos canais do Marco do Brasil e do Marco da Argentina
O Marco das 3 Fronteiras, idealizado para delimitar as fronteiras entre Brasil e Argentina, completa nesta terça-feira (20 de julho), 118 anos desde sua inauguração em 20 de julho de 1903, 11 anos antes da emancipação de Foz do Iguaçu, em 1914. O obelisco, localizado às margens dos rios Iguaçu e Paraná, é um dos principais atrativos do destino turístico graças a vista panorâmica da região onde se encontram os três países, incluindo o Paraguai.
Dentro da programação de aniversário, o Marco Brasileiro e o Marco Argentino, serão tema de live especial hoje, a partir das 10 horas. A transmissão será simultânea nas páginas do Marco das 3 Fronteiras do Brasil e da Argentina (AQUI e AQUI para acompanhar). Desde o ano de 2015, o local tem a gestão turística do Grupo Cataratas, que já investiu aproximadamente R$ 30 milhões no atrativo.
Os obeliscos foram idealizados por Marechal Cândido Rondon e Dionísio Cerqueira. Os marcos da Argentina e do Brasil estão às margens do rio Iguaçu em Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu, respectivamente. Já o marco paraguaio fica à margem direita do rio Paraná, em Presidente Franco e foi inaugurado em 26 de janeiro de 1961.
Os três, igualmente pintados com as cores nacionais de cada país, formam um triângulo equilátero que fixa o limite territorial e a soberania dos três países. O marco das três fronteiras recebeu a visita da Coluna Prestes e das tropas federais que vinham em seu encalço entre os anos de 1924 e 1925.
A visão do marco brasileiro abrange de uma forma panorâmica os outros dois pontos, sendo fantástico acompanhar um pôr do sol no local. No mesmo local, no lado brasileiro, encontra-se o “Memorial Cabeza de Vaca”, em homenagem ao descobridor explorador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, que foi o primeiro europeu a conhecer as cataratas em 1542.
Panorama
O Marco é um daqueles lugares singulares no mundo. Em 2019, o atrativo atingiu a marca de um milhão de visitantes, desde sua reabertura, após passar por duas grandes revitalizações, sendo a primeira em 2015 e a segunda em 2016. Vale destacar que nesses períodos de repaginação o local teve a visitação encerrada ou parcialmente suspensa por alguns meses.
No ano passado, devido a pandemia do coronavírus (covid-19), o local permaneceu fechado por vários meses. Com opções de lazer para toda a família, o Marco é um atrativo imperdível de se visitar em Foz do Iguaçu. Se durante o dia o visitante tem a magia do encontro dos rios e a tranquilidade da natureza, no fim da tarde há o pôr do sol; e à noite, a vivência das atrações culturais, a iluminação e todo o encanto da fronteira.
As informações são do GDia