Neste sábado o programa especial trará autoridades da esfera estadual e municipal para debater os caminhos a serem percorridos pela área artística e cultural após a pandemia. Luciana Casagrande (Superintendente-geral da Cultura do Estado do Paraná) e Juca Rodrigues (Diretor Presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu) falarão sobre investimentos, a retomada, programas a serem lançados e o que vem no futuro para a cidade de Foz do Iguaçu.
Na contramão da pandemia, o produtor cultural Fabrício Chianello, que atua com espetáculos teatrais em todo Brasil, mudou-se para Foz do Iguaçu e viu a oportunidade através das rádios de aproximar o público dos artistas. Em parceria com o ator Jefferson Farias, o “ceguinho” do programa “A Praça é Nossa do SBT”, lançaram o Café Cultural.
O programa, que traz alento ao público durante o período de pandemia, promete no dia 24 de julho, trazer esperança aos fazedores de cultura do município de Foz do Iguaçu, tão afetados com a pandemia do COVID-19.
Sobre Luciana Casagrande
Formação Acadêmica: Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 1992, morou na Itália, onde estudou História da Arte e desenvolveu pesquisas sobre Arte Contemporânea. Em 1999 cursou Pós-Graduação em Gestão Técnica do Meio Urbano na PUC-PR em convênio com a Université de Technologie de Compiègne (França). Trabalhou com planejamento urbano e patrimônio cultural até 2000 – ano em que assumiu a presidência do Instituto Paranaense de Arte, entidade proponente do projeto da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. No período em que presidiu a Bienal, representou a instituição como membro da International Biennial Association (IBA), com sede em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e do programa POP, do Centro Georges Pompidou, em Paris (França). De 2001 até 2003 foi fundadora e diretora do Espaço Cultural Arte Singular, em Curitiba. Em 2007, idealizou o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba, que é realizado até hoje, difundindo o cinema em diversas cidades do Paraná.
De 2002 até 2006, contribuiu com a Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, sendo nos primeiros dois anos Conselheira e depois de 2004, Vice-Presidente. Entre 2009 e 2017, foi Presidente da Bienal de Curitiba. Em 2013, implantou a programação de Literatura da Bienal de Curitiba, denominada Curitiba Literária da Bienal, desenvolvendo programas de incentivo à leitura em todo o estado do Paraná. Entre os anos de 2016 e 2017, foi Gran Patrono, programa de mecenato do Museu Oscar Niemeyer (MON). Em 2011 e 2017 recebeu o Prêmio ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), em nome da Bienal de Curitiba. A ABCA é uma instituição vinculada à AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte), com sede em Paris, França, criada por iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).
Em 2011, recebeu o Prêmio Destaque do Ano; e em 2017, o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, que homenageia instituições de todo o país pela atividade no campo da arte. Em 2018, recebeu indicação para o Prêmio Personalidades do Ano da Revista TOPVIEW, na categoria Mulher do Ano e na categoria Personalidade das Artes pela realização da Bienal de Curitiba.
Sobre Juca Rodrigues
Ator, Diretor teatral e Diretor de produção artística, militante da cultura a mais de 30 anos, atuou em 19 espetáculos, dirigiu outros 40 espetáculos entre eles 01 musical, participou de mais de 30 mostras e festivais de teatro, foi Diretor do Centro Cultural Amadeus de 2005 a 2007, atuou em Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Estadual de Cultura, representante da Macrorregião Oeste no CONSEC, Conselho Estadual de Cultura do Paraná, Colegiado de Teatro do CNPC, idealizador e articulador do Projeto Cultura de Ponto em Ponto, em fase de formalização de convênio com Ministério da Cultura pelo Programa Mais Cultura, para criação de uma rede com 14 pontos de cultura para Foz do Iguaçu. co-autor do Projeto que deu origem a Lei que instituiu o Sistema Municipal de Cultural de Foz do Iguaçu em 2009, atuou como Secretário Geral da Fundação Cultural em 2012. Foi vice-presidente da Associação de Cultura do Oeste do Paraná entre 2011 e 2012, atualmente está nomeado Diretor Presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu!
Café Cultural
Sábados das 12h às 13h
Apresentação Fabrício Chianello e Jeffinho Farias
Convidados da semana Luciana Casagrande e Juca Rodrigues