Com a campanha de vacinação contra a covid-19 mais avançada das Américas, o Chile começa a ver os resultados da batalha contra a pandemia com uma forte queda nas infecções pelo vírus. Ontem (28), o país atingiu o menor número de casos diários de covid-19 desde outubro do ano passado.
A conquista, adianta o UOL, veio dias após o Chile registrar a menor taxa de positividade nos testes de covid, realizados diariamente desde o início da pandemia.
“Acreditamos, hoje, que essa forte queda nos casos é fruto praticamente exclusivo da vacinação, porque isso não veio acompanhado de maiores restrições, mas sim do contrário. As restrições foram caindo, a vacinação foi aumentando e os casos foram diminuindo”, afirma Ignacio Silva, médico infectologista e pesquisador da Universidade de Santiago do Chile.
O Chile tem a vacina da Sinovac (idêntica à CoronaVac, mas importada diretamente da China) como carro-chefe de sua campanha. Até o momento, mais de 63% dos chilenos foram vacinados completamente (isto é, com as duas doses) e mais de 72% já receberam pelo menos uma dose de imunizante, de acordo com dados da plataforma Our World in Data.
Continue lendo em Uol.