Foz do Iguaçu tem o dia mais frio do ano, mas temperatura sobe a partir desta sexta

WhatsApp
Facebook

Foz do Iguaçu registrou, nesta quinta-feira (29), o dia mais frio do ano, segundo dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). No final da madrugada, os termômetros marcavam -1,4º no município. As temperaturas negativas e geada foram registradas em diversas cidades do Paraná. O clima deve mudar a partir desta sexta-feira (30), com a perda de força da frente fria que chegou no início da semana.

As temperaturas negativas na madrugada de ontem foram registradas em 34 das 63 estações meteorológicas analisadas pelo Simepar, em todas as regiões do Paraná. A mais baixa foi em Palmas, no Sudoeste do Estado, com -4,5°C. Ao todo, 26 municípios registraram as temperaturas mais baixas do ano.

“Foi uma madrugada bem gelada em todo o Paraná, com temperaturas negativas principalmente na metade sul paranaense”, informou Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. “As temperaturas negativas foram registradas no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e em algumas cidades da faixa Norte”.

O frio mais intenso começa a perder força a partir desta sexta-feira (30) em Foz do Iguaçu. O serviço de meteorologia Coima Tempo indica que a mínima será de 0ºC e a máxima em 19ºC. O dia terá geada ao amanhecer, mas com abertura de sol na sequência. “As nuves aumentam no decorrer da tarde”, diz o site.

O sábado (31) começa com mínima de 8ºC, podendo chegar a 19ºC. Durante o dia predomina o sol e muitas nuvens, principalmente no período da tarde. “À noite o céu fica nublado e pode chuviscar”, alerta o Clima Tempo. No domingo (1º de agosto) a mínima será de 10ºC e a máxima de 18ºC. O dia será de sol com muitas nuvens e possibilidade de cuvas a noite.

Muito frio

O Simepar informa que o frio desta semana é resultado de uma massa de ar polar que avançou pelo Paraná entre segunda e terça-feira (26 e 27, respectivamente), e deve deixar as temperaturas baixas até o fim de semana. O meteorologista diz que, além da temperatura baixa, o vento deixa a sensação de frio mais acentuada do que os valores de termômetro.

Apesar de incômodo, o vento ajuda a conter a geada em diversos municípios nas primeiras horas da manhã. No entanto, a atenção ainda é necessária. Conforme se desloca para o Oceano Atlântico, a frente fria começa a perder intensidade no fim de semana, mas ainda mantendo temperaturas baixas e alerta de geada no Sudoeste, Sul, Região Central, Campos Gerais e RMC, além do sul do Norte e Norte Pioneiro.

As informações são de GDia.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *