Em pronunciamento ontem, 3, na primeira sessão após o recesso, o presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Ney Patrício (PSD), destacou a atuação dos vereadores no primeiro semestre de 2021. Lembrou os desafios diante da pandemia e citou a participação do Poder Legislativo como fundamental na estratégia de retomada do desenvolvimento. Para ele, o trabalho é “reconhecidamente forte”.
Disse que por mais que tenha havido debates, discussões, pontos de vista diferentes, o que considera salutar, “há o respeito e união pelo bem estar dos iguaçuenses. A Câmara tem sido atuante no propósito do bem comum de todos. Fico feliz de ter participado com os vereadores nesse primeiro semestre, todos trabalhando com afinco e intensidade, apesar de pandemia ter dificultado a todos os gestores e legisladores”.
De acordo com Ney Patrício, no serviço público o planejamento é fundamental, “mas qual gestor previa uma situação dessas a partir de março do ano passado? Reordenar o planejamento dentro do mais adequado possível foi o grande desafio. E fazer isso onde está faltando recursos como foi assim também para as famílias brasileiras”.
O presidente da Câmara destacou que “essa mesma dificuldade também ocorreu com os empreendimentos do Brasil e de Foz do Iguaçu não foi diferente. Para o prefeito também não foi fácil remanejar recursos daqui e dali para priorizar salvar vidas. E como conciliar as medidas de proteção à vida e manter a economia? Esse também foi outro grande desafio”.
Segundo Patrício, a casa de leis trabalha intensamente nesse mesmo sentido, sem deixar de atender as outras grandes demandas da comunidade. “A Câmara atua em vários outros assuntos como infraestrutura urbana incluindo o asfalto, questões do trânsito cuidando do tema mobilidade, mas tratou muito mais da saúde”, afirmou.
Participação no Comitê Gestor
Ney Patrício lembrou que foram designados dois representantes do Legislativo para tratar diretamente dentro do núcleo das decisões defendendo o que a sociedade precisava e o setor econômico reivindicava porque sentia os efeitos das restrições impostas pela pandemia. “Iniciativas como essa foram fundamentais para o Legislativo levar ao comitê gestor as reivindicações que chegaram a todos os vereadores”, apontou.
O presidente da Câmara afirmou que os representantes da Câmara no comitê de gerenciamento das ações na pandemia, vereadores Valdir Maninho e Alex Meyer, mostraram aos membros gestores algumas medidas que não faziam sentido. “Fizeram entender e muitas das reivindicações prosperaram. Com isso, essa Câmara ajudou muito o Poder Executivo a redirecionar o planejamento”, disse.
Na opinião de Ney Patrício, todos os vereadores estão de parabéns pela atuação intensa diante dos desafios que a pandemia impôs ao serviço público. “Não é o número de indicações, de requerimentos ou projetos desse ou daquele que vai definir quem trabalhou mais ou trabalhou menos. Não é só isso que baliza a atuação do vereador porque temos aqui uma composição bem eclética com bandeiras diferentes um do outro, porém todos imbuídos do bem comum da cidade”, completou.
As informações são de GDia