O vereador Kalito Stoeckel protocolou na Câmara Municipal uma indicação ao chefe do executivo para realizar estudos viabilizando o tombamento da fachada da antiga Santa Casa Monsenhor Guilherme como patrimônio histórico de Foz do Iguaçu.
A intenção, de acordo com Stoeckel, é preservar a história do primeiro hospital público de Foz do Iguaçu, fechado em 2006 devido as dificuldades de gestão.
O imóvel está localizado na Avenida Brasil, 1720.
Abaixo a íntegra da indicação
INDICACÃO NO 1850/2021
Indica ao Prefeito Municipal o tombamento da fachada da Santa Casa Monsenhor Guilherme, localizada na Avenida Brasil no 1720, como patrimônio histórico de Foz do Iguaçu.
O Vereador que esta subscreve, no uso de suas atribuições legais e regimentais, INDICA ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu que se digne
DETERMINAR à Secretaria competente estudo que viabilize o tombamento da fachada da Santa Casa Monsenhor Guilherme, localizada na Avenida Brasil no 1720, como patrimônio histórico de Foz do Iguaçu.
Justificativa
Conforme versa a Lei no 4.470/2016, que “Dispõe sobre a proteção do Patrimônio Cultural, Histórico, Artístico e Ambiental do Município de Foz do Iguaçu, e dá outras providências”, a preservação do patrimônio cultural do município de Foz do Iguaçu é dever de toda a comunidade. O Poder Público Municipal deverá promover, garantir e incentivar a preservação, conservação, tombamento, fiscalização, execução de obras, estudos ou serviços visando à proteção, à valorização e à promoção do patrimônio cultural iguaçuense.
Em posse de tais informações, o tombamento da fachada da antiga Santa Casa Monsenhor Guilherme como patrimônio histórico de Foz do Iguaçu se mostra imprescindível, tendo em vista que em seu período ativo fora o local de nascimento de inúmeros munícipes — inclusive do vereador que este subscreve.