Os poetas curitibanos Andrey Luna Giron e Roberto Prado são os convidados da décima sexta edição de “Às vezes, aos domingos”, evento que acontece no Instagram @robertoprado1985 em 22 de agosto a partir das 17 horas. Sem mediador, eles vão se entrevistar e ler textos autorais.
Andrey Luna Giron, de 50 anos, conta que escreve poemas a partir e sobre as suas impressões da vida e experiências, também relacionadas ao contato com as artes. “Tenho múltiplas influências, da filosofia à música, da pintura à literatura”, diz Giron, autor dos livros Cósmicas (2009) e Claritas (2017).
Já Roberto Prado, de 61 anos, afirma que a sua poesia tem ligação com a sonoridade. “Ela [poesia] nasce de uma espécie de batuque mental. Talvez por isso, sem que eu tenha planejado, algumas dezenas entre os meus poemas viraram letras de música”, diz o autor dos livros Sim Senhor Às Suas Ordens Isto É um Motim (1994) e Amplo Espectro (2019),
Durante a décima sexta edição de “Às vezes, aos domingos”, eles também devem falar sobre as suas produções recentes. Andrey Luna Giron diz ter, de um total de 400 poemas, 3 livros prontos, os quais pretende publicar em 2022 e 2023. “Tenho produzido muito durante a pandemia”, conta.
A exemplo de Andrey Luna Giron, Roberto Prado também diz ter, ao todo, aproximadamente 400 poemas. “Tenho bastante material estocado, mas sem previsão de quando irei publicá-los em livro”, explica o poeta que vem divulgando alguns desses inéditos no blog do jornalista Zé Beto (Blog do Zé Beto). “Faz parte da série chamada Robertos, em parceria com as fotos do Zé Beto”, acrescenta.
Palco virtual
O primeiro encontro aconteceu em julho de 2020 e mais de 20 autoras e autores paranaenses, de todas as regiões do Estado, já participaram de “Às vezes, aos domingos”, entre os quais Oscar Nakasato, Jaqueline Conte, Paulo Venturelli, Jô Bibas, Antonio Cescatto, Francine Cruz, Carlos Machado, Salma Ferraz, Luiz Felipe Leprevost, Maureen Miranda, Antônio Cescatto, Luísa Cristina dos Santos Fontes e Marco Aurélio Cremasco.
O projeto foi idealizado pelos escritores curitibanos Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos, os curadores da proposta que tem apoio de Soma de Ideias, Coalhada Artesanal Preciosa e Tulipas Negras.
Mais informações em tulipasnegraseditora.blogspot.com