O Dia Nacional da Chipa, a comida mais tradicional do Paraguai, é lembrado nesta sexta-feira, 13
A segunda sexta-feira de agosto foi instituída por decreto do Poder Executivo como Dia Nacional da Chipa , que é comemorado neste dia.
É um alimento tradicionalmente feito no Paraguai e cuja receita ainda é válida não só no território nacional, mas também no mundo, já que se tornou fonte de trabalho para várias famílias locais e compatriotas residentes no exterior.
No país, as irmãs Cuquejo são de uma das poucas famílias que mantêm a tradição de suas antecessoras. As mães e tias faziam a chipa desde os anos 1970, disse Edith Cuquejo ao canal Telefuturo, que desde madrugada moldava a massa com Antonieta e Elizabeth.
Um exemplo de chipa paraguaio que transcende fronteiras é o de um casal paraguaio que vive no Japão. É sobre Osmar Navarro e sua esposa Analía Benítez, que com a receita de Coronel Bogado deliciam os estrangeiros no país asiático. Eles também fazem outros alimentos típicos.
Outro caso, bem mais próximo, encontrado no vizinho país Argentina, é o da chef conacional Lola Centurión, que em Buenos Aires mantém um restaurante temático que serve comida paraguaia. Seu maior sucesso é o chipa.
Margarita Miró Ibars, historiadora e especialista em antropologia culinária nacional, definiu em anos anteriores esta comida como “o pão que está em todos os momentos da religiosidade paraguaia”, já que está presente na Semana Santa e no Dia da Cruz., Como um ornamento. na manjedoura ou numa festa de outro carácter tradicional.
Veja mais em Ultima Hora