Treinamento é organizado e coordenado pela Diretoria de Saúde Ocupacional desde o início do ano
A nova turma de estagiários convocados para atuar na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu participou nesta quinta-feira (12) do treinamento preparatório para o serviço público. A ação é coordenada e organizada pela Diretoria de Saúde Ocupacional, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, e promove a integração entre os estudantes e a gestão.
Ao todo, 35 estagiários realizaram a capacitação. São futuros profissionais da área de enfermagem, farmácia, educação física, ciência da computação, arquitetura, serviço social, saúde coletiva, pedagogia, formação docente, engenharias civil e elétrica e letras. Eles estão se preparando para contribuir com o trabalho desenvolvido em unidades básicas de saúde, escolas e CMEIs, por exemplo.
Além de informações fundamentais sobre o funcionamento do serviço público, os treinamentos trabalham temas e dinâmicas como inteligência emocional, respeito e práticas saudáveis na comunicação interpessoal. É a mesma formação destinada aos servidores profissionais.
O estudante de Letras da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Adriano Soares Alecrim, ficou impressionado com a capacitação da prefeitura. Ele veio de São Paulo, atraído pela multiculturalidade da fronteira, e está muito animado para começar seu primeiro estágio na Escola Municipal Ademar Marques Curvo, na Vila São Sebastião.
“O treinamento foi incrível. Acredito que todos os estagiários e os servidores públicos efetivos devem passar por essa etapa, pois os conhecimentos adquiridos são fundamentais para uma excelente carreira. Mas não se resume a isso: são informações que você leva para todos os âmbitos da vida, como o relacionamento amoroso, criação de filhos, autoestima, entre outras”, expressou.
Para Jorgiane Norberto, estudante de Letras Espanhol e Português da Unila, “o treinamento foi fantástico. Serviu para que eu refletisse que tipo de profissional eu quero ser e como vou fazer para atingir meu objetivo. Eu adorei a dinâmica e tem vários pontos que eu percebi que tenho que trabalhar e agora sei como fazer isso”, comentou a nova estagiária da Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima, na Vila C Velha.
A diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima, explicou que a ação é muito importante, tendo em vista a relevância do papel dos estagiários na prefeitura. Atualmente, a prefeitura conta com cerca de 370 estagiários que contribuem para a prestação do serviço público nas mais diversas áreas.
“Estendemos a capacitação aos estagiários pela importância da atuação deles na função pública. Eles podem ser os futuros servidores da prefeitura, é uma relação de troca de conhecimento e experiência. O treinamento promove o engajamento e o acolhimento nesta fase tão importante dos estudantes, marcada pela construção da carreira profissional”, destacou Carla.